Saúde de Palmares: 70% das UBS estão fechadas, afetando população rural

Yan Lucca | Publicado em 09/01/2025, às 15h04

Confira mais detalhes - Foto: Divulgação
COMPARTILHE:

A saúde pública de Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, enfrenta uma crise nas UBS. Das 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, 19 estão fechadas, o que representa 70% de inatividade, de acordo com o Coren-PE.

O problema foi constatado nesta quarta-feira (08) durante uma fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE). De acordo com moradores, o fechamento ocorreu no final de dezembro, deixando a população, especialmente da zona rural, desassistida.

“A situação que encontramos é muito preocupante. Na Zona Rural, por exemplo, os moradores estão sofrendo com a suspensão total do serviço. Todas as seis unidades foram fechadas e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles idosos, pacientes com doenças crônicas e gestantes precisam se deslocar, com meios próprios, a procura de uma unidade que esteja funcionando. Além disso, os profissionais de saúde que atuam nas UBS não notificados formalmente sobre o fechamento das unidades. Todos os remanejamentos e demissões foram tratados pessoalmente, sem qualquer oficialização”, relatou Dr. Almir Alves, Conselheiro-Tesoureiro do Coren-PE.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Justificativa e irregularidades

O Secretário de Saúde de Palmares, Bruno César Camilo da Silva, confirmou a suspensão temporária dos serviços, justificando a medida com uma suposta queda de 80% na procura por atendimentos nas UBS em anos anteriores. Ele informou ainda que a previsão é de que todas as unidades voltem a funcionar plenamente até o dia 03 de fevereiro.

Entretanto, a decisão contraria a legislação vigente. Um levantamento do Coren-PE revelou que o Ministério da Saúde não foi informado sobre a suspensão, e as 19 unidades seguem ativas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Essa irregularidade pode comprometer o repasse de verbas federais destinadas à saúde municipal.

Após a fiscalização, o Coren-PE notificou a gestão municipal para que restabeleça os atendimentos em todas as UBS imediatamente. A Procuradoria do Conselho também se prepara para tomar medidas legais cabíveis.

Nova subseção do Coren-PE em Palmares

A ação de fiscalização foi a primeira grande operação do Coren-PE após a inauguração de sua subseção em Palmares, em outubro de 2023. A unidade busca ampliar a atuação do Conselho e atender profissionais de saúde de Palmares e outros 21 municípios da 3ª Gerência Regional de Saúde (GERES), como Bonito, Catende, Água Preta e Maraial.

Enquanto isso, a população de Palmares segue enfrentando sérias dificuldades no acesso ao atendimento básico de saúde, com impacto especialmente severo para as comunidades rurais.

Saúde Palmares UBS

Leia também

Avanço da adutora do Agreste em Caruaru: água para 350 mil pessoas


Recuperação da Ponte Giratória, alvo de críticas nas eleições, avança no Recife


Inadimplência cai no Recife e levantamento mostra melhora financeira entre famílias recifenses