Plantão Jamildo.com | Publicado em 25/10/2025, às 08h22
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), visitou na sexta-feira (24) o Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, que recebeu a certificação de Hospital Amigo da Criança, concedida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O reconhecimento atesta o cumprimento de protocolos ligados ao aleitamento materno, parto humanizado e atenção à mulher e ao recém-nascido.
Durante a visita, o prefeito afirmou que a certificação reforça a atuação da unidade na rede municipal. “O Hospital da Mulher agora é um hospital amigo da criança. Recebemos esse selo internacional no dia de hoje e só temos a agradecer ao Governo Federal e a toda equipe da saúde do Recife”, disse.
Ele também mencionou que o selo possibilita novos protocolos e aumento do financiamento federal. Segundo a gestão, mais de 46 mil crianças já nasceram na unidade.
A certificação integra a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), promovida pelo Unicef e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para ser habilitado, o hospital deve cumprir dez passos obrigatórios relacionados ao incentivo à amamentação, além de capacitação contínua das equipes, cumprimento das normas de comercialização de alimentos para lactentes e acolhimento às mães no pós-parto imediato.
Representando o Ministério da Saúde, o secretário de Atenção Especializada, Mozart Sales, destacou o aporte federal destinado à instalação e manutenção dos serviços. “O ato que nós estamos fazendo aqui hoje é um reconhecimento do Ministério da Saúde do Brasil de que esse é um hospital diferenciado na qualidade do tratamento com as nossas crianças”, afirmou.
A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, também acompanhou a agenda e afirmou que a conquista é resultado da atuação conjunta das equipes. “Ser reconhecido como Hospital Amigo da Criança é o resultado de um trabalho coletivo, pautado na humanização e na qualidade da assistência”, declarou.
João Campos amplia atendimento e dobra número de vagas na Creche Escola Alto do Mandu
João Campos deve terminar de armar grupo da Guarda Municipal até início de 2026
Felipe Cury recebe voto de aplauso na Câmara do Recife um mês depois de oposição tentar exonerá-lo