Governo Raquel divulga edital de licitação para construção de novo hospital em Garanhuns

Cynara Maíra | Publicado em 18/04/2025, às 13h56

Raquel Lyra publicou edital de licitação para novo hospital em Garanhuns - Janaína Pepeu/Secom
COMPARTILHE:

O Governo de Pernambuco publicou, na quinta-feira (17), o edital de licitação para a construção do Hospital Regional Mestre Dominguinhos, em Garanhuns, no Agreste Meridional.

A nova unidade hospitalar contará com 269 leitos com o objetivo de ampliar a oferta de atendimento de alta complexidade na região, hoje altamente dependente da rede da Região Metropolitana do Recife (RMR).

O investimento previsto para as obras ultrapassa R$ 135 milhões.

Com estrutura gerida pela Secretaria Estadual de Saúde, projeto elaborado pela Secretia de Projetos Estratégicos e execução da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), a unidade será construída em uma área de mais de 26 mil metros quadrados e terá três pavimentos, com previsão de entrega em 18 meses.

O hospital oferecerá atendimentos de urgência e emergência para adultos e crianças, além de serviços especializados nas áreas de neurologia, ortopedia, cardiologia, sistema vascular e tratamento de queimaduras.

A estrutura terá centro cirúrgico, centro de diagnóstico por imagem, hemodinâmica, UTI, ambulatório com 15 consultórios e espaço para reabilitação.

A proposta do governo Raquel Lyra (PSD) é integrar o hospital ao plano de regionalização da saúde pública, com o objetivo de reduzir a sobrecarga da capital e descentralizar o acesso a serviços de média e alta complexidade.

A nova unidade será referência para os 21 municípios da V Gerência Regional de Saúde (V GERES), que abrange localidades como Águas Belas, Lajedo, Caetés, Correntes, Jupi e Canhotinho.

Descentralização da rede estadual de saúde

Ao comentar o lançamento da licitação do hospital, a governadora Raquel Lyra falou sobre seu objetivo de ampliar o acesso à saúde pública no interior do estado.

Vamos garantir mais dignidade no atendimento aos pacientes e conforto nos ambientes para os profissionais. Nosso compromisso é aproximar os serviços de quem mais precisa”, declarou.

A secretária de Saúde do Estado, Zilda Cavalcanti, também destacou que a ampliação da rede hospitalar do interior é estratégica. “O Hospital Mestre Dominguinhos trará um salto de qualidade para o Agreste Meridional. É uma resposta concreta à demanda histórica da região”, afirmou.

O edital completo está disponível no Diário Oficial do Estado. Após a finalização da licitação, a empresa vencedora ficará responsável pelo início imediato das obras.

Maternidade também está prevista para Garanhuns

Além do hospital, Garanhuns também está na lista de municípios que receberá uma uma das quatro novas maternidades anunciadas em março pelo Governo do Estado.

O edital de licitação para construção da maternidade da cidade foi publicado no meio de março e prevê 150 leitos. O projeto também será executado pela Cehab, com investimento que soma recursos estaduais e federais.

As outras maternidades serão construídas em Igarassu, Ouricuri e Serra Talhada, totalizando 550 leitos adicionais na rede materno-infantil estadual.

Essa ampliação faz parte do plano de reestruturação da assistência obstétrica e neonatal em Pernambuco, que inclui a retomada das obras do Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru, previsto para ser entregue ainda no primeiro semestre de 2025.

Saúde Raquel Lyra Garanhuns

Leia também

Álvaro Porto e Ministro da Defesa, José Múcio, discutem Escola de Sargentos em Pernambuco


Governo de PE entrega 113 títulos de regularização e 30 casas reformadas na Comunidade do Bode


Líder do PSB na Câmara do Recife afirma discordar de orientações do Ministério Público sobre fiscalizações