Exclusivo: Raquel Lyra quer abrir novo hospital de grande porte no Grande Recife

Jamildo Melo | Publicado em 02/08/2024, às 12h39

Completamente lotado, Hospital da Restauração não consegue atender toda a demanda que o Estado recebe - CBN Recife
COMPARTILHE:

A governadora Raquel Lyra (PSDB) planeja alugar prédio para instalar um novo hospital de grande porte na região metropolitana do Recife. O objetivo é diminuir as pesadas críticas contra a gestão estadual na área de saúde.

Nesta semana, conforme revelou em primeira mão o Blog do Jamildo, uma pesquisa da Quaest, comparando as avaliações dos governo da Bahia e Pernambuco, apontou que o principal calo da gestão do PSDB era a segurança pública e a saúde.

A Secretaria Estadual de Saúde busca "imóvel para funcionamento de uma unidade hospitalar em Recife".

O imóvel deverá "possuir, aproximadamente, área de 22 mil m² e, no mínimo, 14.845,35 m² de área construída".

O objetivo é um novo "Hospital de Grande Porte na Região Metropolitana do Recife".

A gestão estadual quer que a nova unidade possa "comportar cerca de 290 leitos, que devem ser divididos entre enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI), a fim de atender a demanda da Rede Estadual de Saúde de Pernambuco".

Os donos de imóveis terão até 5 de agosto para apresentarem suas propostas.

A reportagem do blog apurou que o espaço deve ser transformado no novo Hospital Agamenon Magalhaes, que precisa ser mudado de lugar. Em paralelo, a governadora vem cobrando também a aceleracão da reforma do HR.

A alegada crise na rede estadual de saúde tem sido continuamente noticiada pela imprensa e denunciada pela oposição.

Saúde é o principal desafio do governo Raquel Lyra

Apesar de estar prevendo gastar R$ 12 bilhões, no setor, no próximo ano, a Saúde continuará sendo o principal desafio do governo de Pernambuco, conforme apontou a pesquisa da Quaest.

A avaliação é que se avançou muito com novos hospitais, ampliando a rede, mas os municípios se retraíram, colaborando para agravar o subfinanciamento da rede pública. Uma das saídas para reverter o quadro seria trazer os municípios de volta.

No caso do Recife, além da Restauração, não existe praticamente outro grande hospital de referência. Nem mesmo da União, como ocorre no Rio de Janeiro e São Paulo.

No seu discurso na convenção do PSD, Daniel Coelho falou no tema do hospital. "Vamos fazer um novo hospital no Recife. A Saúde é problema nosso também. As pessoas não podem chegar às 4 da manha para pegar fila", disse.

MORTE NO HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO

O Ministério Público do Trabalho (MPT) determinou instauração de inquérito para apurar a morte de trabalhador, por acidente de trabalho, em 31 de julho, no Hospital da Restauração.

Há informações oficiais do MPT de que o trabalhador supostamente "caiu em um poço de elevador que estava em manutenção, na hora do acidente".

O MPT, que faz parte do Ministério Público da União, irá proceder à investigação do acidente.

Segundo o MPT, o Brasil é o quarto país do mundo com mais casos de acidente de trabalho, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia.

Pernambuco ocupa a 9ª colocação entre os estados com maior quantidade de acidentes de trabalho.

Saúde Grande Recife novo hospital de grande porte