Cynara Maíra | Publicado em 07/11/2024, às 12h00
Após a vitória do ex-presidente Donald Trump nas eleições estadunidenses, a vereadora do Recife Liana Cirne (PT) falou sobre a ida do ex-ministro do Turismo e ex-candidato à Prefeitura do Recife acompanhar a apuração dos votos nos Estados Unidos.
Durante o conteúdo, Liana mostrou vídeos de Gilson Machado comemorando a vitória de Trump e disse que o político celebra a vitória como se fosse a eleição no Brasil.
Enquanto satirizava a alegria de Machado com a vitória de Trump, a vereadora petista cita que os bolsonaristas acreditam que o resultado nos Estados Unidos pode ser replicado no Brasil, mas que a situação não poderá ocorrer, já que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está inelegível.
"Com a grande diferença de que Bolsonaro está inelegível e essa inelegibilidade é definitiva, o Judiciário já julgou, já foi julgado por todas as instâncias, não tem como ser revista. Eles ficam inventando, a rebimboca da parafuseta jurídica para ver se existe possibilidade de haver um rejulgamento do caso, mas o caso já foi julgado em definitivo", falou Liana em seu vídeo para as redes sociais.
Segundo a política, a esperança dos bolsonaristas de que Bolsonaro consiga em 2026 replicar Trump é apenas delírio.
Após aparecer no vídeo de Liana, Gilson Machado comentou na publicação de Liana, dizendo que "E Lula que tava na cadeia antes das eleições?!" sobre a questão de Bolsonaro estar inelegível e a possibilidade de disputar em 2026. O comentário foi apagado da publicação, mas já tinha sido registrado.
A fala de Gilson faz referência à prisão do presidente Lula (PT) em 2018, que impediu o político de concorrer às eleições presidenciais daquele ano. Mais de 580 dias depois, Luiz Inácio foi solto em 2019, na eleição seguinte, quando Lula ganhou de Bolsonaro nas eleições.
Em suas redes sociais, Gilson chegou a agradecer a Bolsonaro por ajudá-lo a construir um legado que chegasse no nível de ter acesso ao novo presidente dos EUA. A fala do político ocorreu ainda nos Estados Unidos. Gilson Machado chegou a colocar como sua foto de perfil no Instagram a fotografia com Trump.
Pernambucanas anuncia 1.700 vagas temporárias em todo Brasil
Fernando Santos Jr. se apresenta como uma terceira via na disputa pela OAB PE e defende candidatura