Único que pode bater Lula é Bolsonaro, mostra pesquisa

Jamildo Melo | Publicado em 13/01/2025, às 16h49

Lula e Bolsonaro estão na cabeça das pesquisas para 2026, mas o militar está inelegível até 2030 - Renato Pizzutto/Band TV
COMPARTILHE:

A Paraná Pesquisa divulgou a primeira pesquisa do instituto em 2025 sobre as eleições presidenciais de 2026.

Os entrevistados foram postos diante de 12 cenários, nove de primeiro turno e mais três de segundo. Destes, Lula só perderia para Bolsonaro, em dois deles.

O primeiro com alguns coadjuvantes à direita.

Uma destas vitórias ocorre sem Pablo Marçal no Páreo. Ele prejudica diretamente Bolsonaro, tirando-lhes 6% dos votos, o que ajudaria Lula a vencer por uma margem apertada. Idem para caiado, mas em uma proporção menor, na faixa dos 4,7% dos votos.

O segundo cenário vitorioso para Bolsonaro é um confronto direto com o petista.

No entanto, como todos sabem, Bolsonaro foi declarado inelegível pelo TSE, e não pode concorrer em eleições até 2030.

Para muitos, cai provando do mesmo veneno administrado contra Lula pela Justiça de Curitiba, antes que seu algoz virasse ministro da Justiça do presidente militar.

De resto, de acordo com os dados da pesquisa Paraná, Lula bate todos os concorrentes, mas, para alguns, de forma relativamente acanhada, visto que é incumbente, ou seja, concorre no cargo e assim está sempre na mídia, tendo mais recall de seu nome.

Além disto, em idade avançada, pode ser obrigado a abandonar a disputa.

Para os entendidos em pesquisas de opinião, a pesquisa da Paraná sinaliza que teremos disputas mais acirradas pela frente, na medida em que os candidatos de oposição vão sendo definidos e ficando conhecidos.

Vários nomes são testados, em um festival de candidaturas.

Concorrendo apenas com Ronaldo Caiado, sem Bolsonaro ou Tarcísio de Freitas, o governador do Paraná, do PSD, Ratinho Júnior aparece com 16%.

Mesmo assim, ele detém o pior desempenho. Ratinho Júnior é o único entre os possíveis sucessores bolsonaristas que fica na terceira posição, atrás de Ciro Gomes.

Já Ciro Gomes aparece com até cerca de 11% dos votos em dois cenários, roubando votos de Lula. Sem ele, cresce e vai até 24%

Caso continue em guerra declarada com o PT, como aconteceu nas eleições municipais em Fortaleza, pode ser útil ao bolsonarismo. Mas parece distante que Lupe lhe dê legenda desta vez.

Pelas esquerdas, Haddad continua sem empolgar, com cerca de 18% no melhor cenário, substituindo Lula. Com ele, sem Lula, Ciro iria a 24%, mas mesmo assim perderia para o governador Tarcísio de Freitas.

O ministro da Educação Camilo Santana, hoje rival de Ciro Gomes e estrela em ascensão no PT, possivelmente por ser desconhecido, não passa dos 6%.

Assim, a pesquisa da Paraná aparece dentro da normalidade, em um cenário aberto dois anos antes da eleição.

Confira no site Jamildo.com todos os detalhes do levantamento.

Lula Pablo Marçal ciro gomes bolsonaro ratinho júnior tarcício de freitas caiado paraná pesquisa eleições presidenciais 2026