Túlio Gadelha fala que Lula gravou vídeo em apoio a João Campos sob pressão

Cynara Maíra | Publicado em 22/06/2026, às 07h28 - Atualizado às 08h04

- Foto: Reprodução / Redes Socias
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

O deputado federal Túlio Gadelha (PSD) se pronunciou sobre o vídeo em que o presidente Lula (PT) declarou apoio para João Campos (PSB) nas eleições de 2026 em Pernambuco.

O material divulgado na segunda-feira passada (15) mostrava o presidente pouco antes de sua vida à Cúpula do G7, na França e marcava ênfase no nome de João Campos como a escolha de apoio do petista.

Quase uma semana depois, Túlio se pronunciou sobre o material. Em vídeo nas suas redes sociais, o deputado federal afirmou que "ele [Lula] não estava feliz quando ele gravou aquele vídeo, ele precisou gravar aquele vídeo, por conta desses acordos de aliança política partidária". 

Gadelha relembrou o período em que Lula foi preso e disse que entre os pernambucanos que estavam no momento da prisão "nenhum desses era do PSB, muito pelo contrário, o PSB de Pernambuco saiu daqui para Brasília para afastar a presidente Dilma, para colocar Temer no lugar dela".

Apesar da crítica, Túlio afirma que defende a presença de Lula no palanque de João "mas também tem o palanque de Raquel, tem o palanque de Ivan [Moraes, do PSOL], porque a gente precisa dar ao presidente aqui em Pernambuco mais de 70% dos votos, e para isso, precisamos ter o presidente em todos esses palanques". 

Além de Túlio, o deputado estadual João Paulo (PT) é um dos maiores defensores públicos da tese de quantos mais palanques Lula tiver em Pernambuco, melhor, essa lógica

Túlio estava na Rede Sustentabilidade até o começo de abril, quando se filiou ao PSD de Raquel Lyra (PSD) como pré-candidato ao Senado na chapa da gestora. A ideia seria apresentar um nome mais à esquerda para reforçar a aproximação com o eleitorado lulista em Pernambuco, grupo majoritário no estado. 

Já corria no meio político que Lula gravaria um vídeo de apoio para João após a repercussão das falas do ministro Wellington Dias (PT), que afirmou em entrevista para o jornal O Globo que haveria palanque duplo de Lula entre Raquel e João. 

A situação gerou tensão nos bastidores da Frente Popular, coligação do PSB com o PT e aliados em Pernambuco, e fez com que o presidente nacional do PT, Edinho Silva, chegasse a emitir uma nota oficial no mesmo dia para afirmar que "Lula terá um único palanque, é o do João Campos. O PSB é o maior aliado do PT no Brasil todo. Esse ruído é desnecessário".

Um palanque duplo de Lula traria vantagens para que Raquel consiga conciliar eleitores de direita e esquerda e somar mais votos contra João Campos. A política já fez diversos gestos ao presidente, mas não se comprometeu publicamente com uma aliança. Chegou a dizer em entrevista com a Veja que se posicionaria "na hora certa" e que não haveria surpresas em sua decisão. 

João Campos Lula Túlio Gadelha eleição