Cynara Maíra | Publicado em 06/02/2025, às 11h45
A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) pode vir a integrar o primeiro escalão do Governo Lula (PT) em breve. Caso ocorra, a parlamentar e ex-candidata à Prefeitura de São Paulo substituiria uma pernambucana, a ex-vice-governadora de Pernambuco e ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos (PCdoB).
Segundo o Jornal O Globo, o nome de Tabata começou a ser citado na gestão de Lula como uma possível substituta para Luciana no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontam que Tabata tem perfil jovem e transita entre diferentes setores políticos, o que poderia fortalecer o governo em meio à reforma ministerial planejada para este ano.
A avaliação é de que, além de contemplar o PSB, a parlamentar ajudaria Lula a se aproximar de eleitorados que demonstram insatisfação com a gestão. Apesar de se considerar de esquerda, Tabata é conhecida por estar mais próxima do Centro e do mercado.
A movimentação ocorre em um cenário de possível reconfiguração do espaço do PSB na Esplanada. Atualmente, a sigla comanda o Ministério do Empreendedorismo, ocupado por Márcio França, após perder o controle das pastas da Justiça e de Portos e Aeroportos.
Caso o vice-presidente Geraldo Alckmin deixe o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), para dar lugar a um novo aliado, como o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o governo busca alternativas para compensar a legenda.
Caso a mudança ocorra, o PCdoB, que atualmente comanda o Ministério da Ciência e Tecnologia, poderia ser remanejado para outra pasta. A ministra Luciana Santos é cotada para assumir o Ministério das Mulheres, hoje sob o comando de Cida Gonçalves (PT).
A definição sobre a reforma ministerial ainda depende de articulações políticas e das demandas dos partidos da base governista. Lula avalia as movimentações com cautela para evitar descontentamentos e garantir apoio no Congresso Nacional.
Outro fator que pesa na indicação de Tabata é sua relação com o prefeito do Recife, João Campos, que assumirá o comando nacional do PSB e tem demonstrado boa posição nas pesquisas para o Governo de Pernambuco em 2026. Sua nomeação para o MCTI seria vista como um gesto ao partido e ao gestor pernambucano.
Curiosamente, também foi ministro da Ciência e Tecnologia o já falecido sogro de Tabata, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos.
A deputada já falou em diversos momentos que a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) um dos pontapés iniciais para conseguir uma bolsa de estudos no exterior e melhorar a condição de sua família. A OBMEP foi criada por Eduardo Campos enquanto ministro de Lula.
Sintepe aponta falhas estruturais nas escolas estaduais após exposição causada pelas chuvas
Amupe realiza parceria com Sebrae para preparar novos gestores sobre produção agropecuária
Olinda, Paulista, Cabo e Recife suspendem aulas por conta das chuvas