Sinpol protesta na frente de evento em Garanhuns com Raquel Lyra

Cynara Maíra | Publicado em 01/08/2024, às 08h18

Raquel Lyra foi abordada pelo Sinpol na entrada da convenção do PSDB em Garanhuns; evento oficializou nome de Izaías Régis na cidade - Camila Queiroz
COMPARTILHE:

A governadora Raquel Lyra (PSDB) foi surpreendida em Garanhuns por membros do Sindicatos dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) na quarta-feira, 31 de agosto. 

Raquel foi abordada pelos policiais do sindicato ao chegar na Associação Garanhuense de Atletismo (AGA), onde iria ocorrer a convenção do PSDB para oficializar a candidatura do líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), Izaías Régis (PSDB). 

No governo passado, por discordar das abordagens, o ex-governador Paulo Câmara chegou a abrir processo contra o sindicalista Áureo Cisneiros e expulsou dos quadros da Polícia Civil. A Justiça depois permitiu a reintegração.

Sinpol vai atrás de Raquel em Garanhuns

Enquanto a governadora saía do carro, os membros do Sinpol gritavam "se não valorizar, a polícia vai parar". Raquel e sua equipe precisaram passar entre os manifestantes.

Os policiais acompanharam a política até o portão, em que os seguranças do local esperavam a entrada dos convidados para fechar o espaço. Membros do sindicato ainda jogaram panfletos para dentro.  

O presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, declarou durante o ato que os agentes só iriam parar quando "a governadora perceber que é necessário valorizar os policias civis e a estruturar a segurança pública". Veja o vídeo do momento: 

Desde o início do ano, o Sinpol pressiona o Governo de Pernambuco para uma requalificação no plano de carreira dos agentes civis. 

Sinpol não é recebido pelo Governo

Ainda na quarta-feira, mil policiais civis caminharam da sede do Sinpol até o Palácio do Campo das Princesas. O ato ocorreu um ano após o lançamento do programa Juntos pela Segurança, projeto criado por Raquel Lyra. Os manifestantes não foram recebidos pelo Governo ao fim da caminhada.

Segundo Áureo Cisneiros, a governadora não alocou investimentos efetivos para Polícia Civil de Pernambuco no projeto. 

"Mais de 80% das delegacias funcionam em casas comuns, fecham à noite, finais de semana e feriados. E muitos estão com sérios problemas estruturais. Estamos com o menor efetivo dos últimos 30 anos", declarou o presidente do Sinpol sobre a necessidade de alterar a lógica do Juntos pela Segurança para assegurar recursos para PCPE. 

Com uma longa negociação sobre o tema, Cisneiros declarou que o Sinpol exige uma reunião com a própria governadora Raquel Lyra já que, segundo ele, a governadora "se comprometeu na campanha eleitoral negociar diretamente com o Sinpol". 

O presidente do sindicato declarou que planeja ficar no aguardo da governadora em outras convenções partidárias em que ela vá participar para pressioná-la a conversar sobre o tema.

Convenção do PSDB em Garanhuns

Raquel e Priscila Krause (Cidadania) participaram do evento que oficializou a candidatura de Izaías e Ulisses Pereira pela Prefeitura de Garanhuns. 

Além da governadora e sua vice, também estiveram no local o ex-senador Armando Monteiro (Podemos), o presidente estadual do PSDB, Fred Loyo, e a deputada estadual Débora Almeida (PSDB). 

O site jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, que liderou o Blog de Jamildo no Jornal do Commercio (JC).

Eleições 2024 Raquel Lyra Sinpol

Leia também

Lupércio tem contas de Olinda sequestradas por conta de precatórios vencidos


Eleições 2024: deputada estadual denuncia prefeito no TCE por contratações


TJPE obriga câmara de vereadores a reduzir número de vagas nas eleições