Raquel Lyra marca presença em posse no Comando Militar do Nordeste e cita avanço da Escola de Sargentos

Plantão Jamildo.com | Publicado em 10/12/2025, às 13h14

-
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Governadora Raquel Lyra (PSD) participou, na noite da terça-feira (9), da cerimônia de transmissão do comando do Comando Militar do Nordeste (CMNE), no Recife, que marcou a chegada do general Francisco Carlos Machado Silva à chefia da unidade.

O evento, realizado no Quartel-General do CMNE, reuniu autoridades civis e militares. Ao comentar a posse, a governadora destacou a cooperação entre o Estado e o Exército, especialmente na implantação da Escola de Sargentos, tratada pelo governo como projeto estruturante. A vice-governadora Priscila Krause (PSD) e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, acompanharam a agenda.

O Comando Militar do Nordeste tem um papel essencial para o desenvolvimento e a proteção da nossa região”, afirmou Raquel Lyra, ao ressaltar que a chegada do general reforça a parceria entre as instituições.

Segundo ela, o Estado seguirá atuando ao lado do Exército “em ações que fortalecem a infraestrutura e o bem-estar da população”. Mais cedo, no Palácio do Campo das Princesas, a gestora recebeu o novo comandante e o general Maurílio Miranda Netto Ribeiro, com quem discutiu iniciativas conjuntas.

José Múcio Monteiro, destacou a trajetória do general Machado e sua relação com o início das obras da Escola de Sargentos. “Pernambuco e o Nordeste estão de parabéns”, disse o ministro, ao comentar o novo ciclo de investimentos ligados ao projeto.

Ao assumir o comando, o general Machado afirmou que a gestão terá como foco apoiar o desenvolvimento nacional, manter a operacionalidade da tropa e conduzir programas estratégicos da região.

A nova Escola de Sargentos do Exército também será a nossa prioridade”, declarou. O general Maurílio Miranda Netto Ribeiro, que esteve à frente do CMNE desde janeiro de 2024, registrou agradecimento pela passagem e disse levar “as melhores lembranças”.

A Escola de Sargentos tem previsão de funcionamento em 2035, com capacidade para 2.200 alunos e 1.900 profissionais permanentes. O acordo de cooperação entre o Estado e o Exército prevê ampliações em abastecimento de água, saneamento, transporte público, energia elétrica, conectividade por fibra óptica e serviços de saúde e educação.

Raquel Lyra Escola de Sargentos

Leia também

Raquel Lyra prevê investimentos de mais de R$ 7 bi em 2026 e confia em LOA ainda este ano


José Múcio diz que prisão de Bolsonaro é decisão da Justiça: "não se discute"


Com recentes protestos contra construção da Escola de Sargentos, Raquel Lyra reforça implantação