Plantão Jamildo.com | Publicado em 16/10/2025, às 14h39
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), iniciou nesta terça-feira (14) a missão oficial do Estado na China com uma reunião com representantes do Consulado-Geral do Brasil em Chengdu, capital da província de Sichuan. O encontro marcou o início da agenda internacional voltada à atração de investimentos e ao fortalecimento das relações bilaterais entre Pernambuco e o país asiático.
A comitiva pernambucana foi recebida pelo cônsul-geral em exercício do Brasil em Chengdu, Durval Barros, pela cônsul-geral adjunta Carla Chelotti e pelo vice-cônsul Luís Marques. No encontro, foram discutidas iniciativas de cooperação e oportunidades de investimento que devem ser detalhadas ao longo da missão.
“Este primeiro momento foi importante para apresentar o conjunto de ações que iremos desenvolver nos próximos dias. Discutimos as potencialidades dos projetos que poderão ser executados a partir dessa parceria”, afirmou João Salles, secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais.
Durante a reunião, Raquel Lyra agradeceu a recepção do corpo consular e destacou a atuação conjunta para o fortalecimento da relação entre Pernambuco e a China. “O Consulado do Brasil em Chengdu é um parceiro importante na construção de projetos sólidos. Já temos novas iniciativas em desenvolvimento desde o início do nosso governo, e esta agenda consolida o diálogo que queremos ampliar”, disse a governadora.
O cônsul-geral em exercício, Durval Barros, ressaltou a relação histórica entre as duas regiões. “Sichuan teve o bom gosto e o bom senso de acolher Pernambuco e esta fraternidade é um vínculo que marcará e dinamizará a vida dos envolvidos. O Consulado tem a honra de dar boas-vindas à governadora e à delegação”, afirmou.
Como gesto simbólico, a governadora entregou aos anfitriões uma peça artesanal assinada pelo artista Miguel Borges, além do Passaporte Turístico de Pernambuco, que reúne destinos e atrativos do Estado.
Até o dia 22 de outubro, a comitiva estadual cumpre compromissos em cidades chinesas como Qingdao, Pequim e Xangai, com visitas a empresas e encontros voltados aos setores de energia renovável, mobilidade e inovação tecnológica. Também está previsto visita a uma fábrica de vagões de trem e à sede do BRICS.
Após a etapa na China, entre 22 e 28 de outubro, a missão segue para a Dinamarca, onde Raquel Lyra deve se reunir com executivos de empresas como APM Terminals e Maersk, em Copenhague e Sønderborg. Nesta fase da missão internacional, a vice-governadora Prisicla Krause se juntará e o comando do estado de Pernambuco ficará com o presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Paes Barreto.
Participam da comitiva pernambucana os secretários Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), além das secretárias executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).
Presidente do TJPE assume interinamente Governo de Pernambuco e consegue marco histórico
Priscila Krause participa de homenagem a Jarbas Vasconcelos e destaca legado na criação do Porto Digital
Após prisão de PM suspeito por estupro, Raquel Lyra e Priscila Krause se pronunciam sobre o caso