Raquel Lyra estará com Lula em visita à fábrica de medicamentos em Suape

Cynara Maíra | Publicado em 13/02/2026, às 10h44 - Atualizado às 11h44

Raquel Lyra estará com Lula em agenda nesta sexta-feira (13) em Pernambuco -
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Apesar do presidente Lula (PT) vir a Pernambuco após o convite do prefeito João Campos (PSB), a governadora Raquel Lyra (PSD) acompanhará o Líder do Executivo Federal em sua primeira agenda no estado em 2026. 

Na manhã desta sexta-feira (13), a Secretaria de Comunicação de Pernambuco divulgou que a governadora estará na agenda de Lula na obra de expansão da fábrica de medicamentos do Aché Laboratórios Farmacêuticos, no Complexo Portuário de Suape. 

O evento no Cabo de Santo Agostinho contará com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e talvez o ministro da Pesca e aliado de Raquel, André de Paula (PSD). Como Lula visitará o Ministério da Pesca antes de embarcar para Pernambuco, é possível que os políticos venham na mesma aeronave para Pernambuco. 

O Jamildo.com procurou a assessoria da Prefeitura do Recife para questionar se João Campos também participará da agenda. Quando houver um retorno essa matéria será atualizada. 

Raquel Lyra mostra aproximação com Lula

A movimentação de Raquel em acompanhar o compromisso de Lula em Suape pode representar mais um gesto da governadora em relação ao pedido que teria feito ao presidente sobre suas condições para apoiar sua reeleição. 

Especula-se que durante reunião no começo de fevereiro, Raquel teria dito a Lula que, caso mantesse neutralidade ou não apoiasse exclusivamente João Campos no primeiro turno das eleições, ela o apoiaria na disputa nacional. 

Mesmo que filiada ao PSD, partido que deve lançar candidatura própria, o líder da legenda, Gilberto Kassab, já liberou Raquel desde sua filiação em 2025 para apoiar Lula, caso fosse politicamente conveniente. 

Raquel Lyra ainda evita antecipar o cenário eleitoral. Em entrevista para CNN Brasil na quarta-feira (11), a governadora falou sobre o diálogo com o presidente, mas evitou definir uma posição ao dizer que apenas Lula pode falar por ele. 

Apesar de Raquel ter nomes alinhados ao conservadorismo na sua base, o endosso de Lula poderia ajudar em Pernambuco. A pesquisa Real Time Big Data desta semana mostra que a maioria numérica do estado se considera "lulista".

O levantamento do Datafolha na semana passada também indica um cenário confortável para Lula, com mais de 50% das intenções de voto em um primeiro turno. 

 

Lula Raquel Lyra

Leia também

Secretaria de Esportes reúne torcidas organizadas femininas para debater novo aplicativo para cadastro de grupos


Apesar de disputa eleitoral, Raquel Lyra foi à abertura do Carnaval do Recife de João Campos


Gilson Machado se filia ao Podemos e confirma candidatura à deputado federal: "serei o mais votado"