Cynara Maíra | Publicado em 13/02/2026, às 10h44 - Atualizado às 11h44
Apesar do presidente Lula (PT) vir a Pernambuco após o convite do prefeito João Campos (PSB), a governadora Raquel Lyra (PSD) acompanhará o Líder do Executivo Federal em sua primeira agenda no estado em 2026.
Na manhã desta sexta-feira (13), a Secretaria de Comunicação de Pernambuco divulgou que a governadora estará na agenda de Lula na obra de expansão da fábrica de medicamentos do Aché Laboratórios Farmacêuticos, no Complexo Portuário de Suape.
O evento no Cabo de Santo Agostinho contará com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e talvez o ministro da Pesca e aliado de Raquel, André de Paula (PSD). Como Lula visitará o Ministério da Pesca antes de embarcar para Pernambuco, é possível que os políticos venham na mesma aeronave para Pernambuco.
O Jamildo.com procurou a assessoria da Prefeitura do Recife para questionar se João Campos também participará da agenda. Quando houver um retorno essa matéria será atualizada.
A movimentação de Raquel em acompanhar o compromisso de Lula em Suape pode representar mais um gesto da governadora em relação ao pedido que teria feito ao presidente sobre suas condições para apoiar sua reeleição.
Especula-se que durante reunião no começo de fevereiro, Raquel teria dito a Lula que, caso mantesse neutralidade ou não apoiasse exclusivamente João Campos no primeiro turno das eleições, ela o apoiaria na disputa nacional.
Mesmo que filiada ao PSD, partido que deve lançar candidatura própria, o líder da legenda, Gilberto Kassab, já liberou Raquel desde sua filiação em 2025 para apoiar Lula, caso fosse politicamente conveniente.
Raquel Lyra ainda evita antecipar o cenário eleitoral. Em entrevista para CNN Brasil na quarta-feira (11), a governadora falou sobre o diálogo com o presidente, mas evitou definir uma posição ao dizer que apenas Lula pode falar por ele.
Apesar de Raquel ter nomes alinhados ao conservadorismo na sua base, o endosso de Lula poderia ajudar em Pernambuco. A pesquisa Real Time Big Data desta semana mostra que a maioria numérica do estado se considera "lulista".
O levantamento do Datafolha na semana passada também indica um cenário confortável para Lula, com mais de 50% das intenções de voto em um primeiro turno.
Secretaria de Esportes reúne torcidas organizadas femininas para debater novo aplicativo para cadastro de grupos
Apesar de disputa eleitoral, Raquel Lyra foi à abertura do Carnaval do Recife de João Campos
Gilson Machado se filia ao Podemos e confirma candidatura à deputado federal: "serei o mais votado"