Raquel Lyra busca conter efeitos do tarifaço com aumento da exportação para China

Clara Nilo | Publicado em 20/10/2025, às 12h56 - Atualizado às 13h17

Raquel Lyra e sua comitiva na China - Divulgação
COMPARTILHE:

Em mais um dia de compromissos oficiais na China, a governadora Raquel Lyra (PSD) participou, nesta segunda-feira (20), de uma reunião estratégica com o Ministério do Comércio da China (MOFCOM), em Pequim.

O encontro teve como objetivo discutir novas rotas de comércio entre Pernambuco e o mercado chinês, reforçando o estado como um hub logístico para importação e exportação de produtos brasileiros. O movimento se mostra importante após os impactos do tarifaço no estado pernambucano. 

A comitiva pernambucana também foi recebida na Câmara de Comércio da China, onde foram apresentadas as potencialidades do Complexo Industrial e Portuário de Suape.

“Estamos posicionando Pernambuco no centro do mundo e criando novas conexões para que nosso Estado cresça sem deixar ninguém para trás”, afirmou Raquel Lyra.

Suape em evidência

Durante a apresentação na Câmara de Comércio, Lyra destacou Suape como ponto estratégico para o escoamento de cargas entre América do Sul, Ásia e Europa. A agenda buscou atrair investimentos em setores como:

“Tivemos importantes reuniões bilaterais com empresas que têm interesse em investimento no Porto Suape. Empresas das áreas de energia renovável, combustíveis do futuro, logística, assim como no setor agrícola, produção e transporte de grãos. Foram agendas de trabalho muito produtivas que trarão resultados para Pernambuco”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.

Missão internacional

A missão oficial do Governo de Pernambuco segue na China até o dia 22 de outubro. De 23 a 28, a comitiva continuará os compromissos na Dinamarca, em busca de parcerias em setores como energia limpa, mobilidade e inovação.

Acompanham a governadora os secretários João Salles (Relações Internacionais); André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e as secretárias-executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).

China Pernambuco Raquel Lyra

Leia também

Amupe orienta 175 municípios sobre pendências de R$ 854 milhões em emendas especiais


Recife recebe, pela primeira vez, o Congresso Nacional de Executivos de Finanças


Dia do Comerciário: confira os horários de funcionamento do comércio no Recife hoje (20)