Quase no comando do PSDB em Pernambuco, Álvaro Porto é recebido pelo presidente nacional Marconi Perillo

Jamildo Melo | Publicado em 21/03/2025, às 11h35 - Atualizado às 12h05

Porto faz negociações em Brasília para assumir PSDB depois da saída de Raquel Lyra - Divulgação
COMPARTILHE:

Não exite vácuo de poder na política. Depois de a governadora Raquel Lyra ter abandonado o PSDB, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), está cada vez mais próximo de assumir a gestão da legenda no Estado.

Álvaro Porto já manifestava este desejo, mas a governadora Raquel Lyra preferiu colocar o empresário Fred Loio no posto. Na época, ela argumentou com ele que ele não teria tempo já que estava cuidando da Alepe.

Nesta mesma linha, nesta semana, o deputado Álvaro Porto (PSDB) foi recebido pelo presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo (GO), em Brasília, para tratar justamente do futuro do partido em Pernambuco.

O encontro teve tom institucional e as conversas com a executiva vão prosseguir, segundo o PSDB. Os rumos a serem tomados em Pernambuco serão decididos pela direção nacional da legenda.

Existe a expectativa de que ocorra uma intervenção na legenda, uma vez que o grupo de Raquel Lyra tentou manter o partido sob sua órbita, ao promover o ingresso da vice Priscila Krause na legenda, na véspera da saída de Raquel para o PSD.

Segundo apurou o site Jamildo.com, o deputado falou muito pouco sobre este encontro e vai ficar mudo até o desfecho. Aliás, ele está mantendo um silêncio grande. Assim, a executiva nacional, quando achar adequado, deve fazer os anúncios oficialmente.

Um primeiro sinal de enfraquecimento do PSDB para o governo Raquel foi a troca do comando da Secretaria de Turismo, com a indicação do deputado Kaio Maniçoba, do PP de Eduardo da Fonte. O atual secretário também era uma indicação do PP, mas com a saída do deputado da Alepe abre-se espaço para a assunção ao cargo da suplente Roberta Arraes, de Araripina, aliada de Raquel Lyra.

Não  é só isto. O PP de Eduardo da Fonte deve assumir ainda a Empetur, que estava nas mãos do PSDB até aqui, com Eduardo Loyo, filho do presidente do PSDB. Trata-se de uma negociação com porteira fechada, como se diz na política, em favor do PP.

Raquel Lyra PSDB Álvaro Porto

Leia também

Raquel Lyra se filia ao PSD e assume presidência estadual do partido em PE


Priscila Krause anuncia entrada no PSDB


Rodrigo Pinheiro permanece no PSDB, mas declara fidelidade a Raquel Lyra