Projeto de Antônio Moraes que homenageia Armando Monteiro Filho é aprovado na Alepe

Plantão Jamildo.com | Publicado em 15/10/2025, às 17h01 - Atualizado às 17h23

Depois de muitas idas e vindas, obra em Olinda deve ficar pronta em 2026 - Leôncio Francisco/Divulgação
COMPARTILHE:

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (14), o projeto de lei que oficializa o nome “Complexo do Fragoso - Armando Monteiro Filho” para o conjunto de obras de infraestrutura no canal e entorno do Fragoso, em Olinda.

O projeto é de autoria do deputado Antônio Moraes.

As intervenções, realizadas pelo Governo do Estado através da Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB), têm como objetivo principal mitigar os frequentes alagamentos que afetam bairros como Ouro Preto, Jardim Atlântico, Jardim Fragoso, Casa Caiada e Rio Doce, nas cidades de Olinda e Paulista. Sempre foram um problema crônico por lá.

Divididas em cinco etapas, as obras estão em fase de conclusão, com previsão para junho de 2026. O investimento total, que conta com recursos estadual e federal, chega a cerca de R$ 5 milhões.

O pacote inclui a construção de aproximadamente 2 quilômetros de canal, um viaduto, quatro pontilhões, 6 quilômetros de vias marginais, além de serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, iluminação e paisagismo.

O projeto de lei homenageia Armando Monteiro Filho, ex-ministro da Agricultura e político reconhecido por sua atuação em Pernambuco e no Brasil. Monteiro Filho, nascido no Recife em 1925 e falecido em 2018, foi deputado estadual, federal e ministro no governo João Goulart.

Seu legado inclui contribuições importantes para o setor agropecuário, como a criação do Fundo Agropecuário, o novo Código Florestal e propostas de Reforma Agrária.

Além da atuação pública, Armando Monteiro Filho teve destaque no setor empresarial, ajudando a fortalecer a indústria brasileira. Ele foi fundador do Banco Mercantil de Pernambuco.

Em informe ao site Jamildo.com, o deputado Antônio Moraes disse que a escolha do nome de Armando Filho para o complexo é um reconhecimento à trajetória e ao compromisso do ex-ministro com o desenvolvimento regional e o bem-estar da população de Pernambuco.

economia alepe Armando Monteiro Filho

Leia também

Em visita à obra do Canal do Fragoso, Mirella Almeida, Raquel Lyra e Rui Costa alinham metas de conclusão da obra


Câmara Municipal aprova mudança de nome do Campo do Pina para Gramadão Armando Monteiro Filho


TCE diz que há risco de rompimento de dique na Lagoa do Fragoso e manda Lupércio refazer projeto