Cynara Maíra | Publicado em 07/10/2025, às 06h56 - Atualizado às 07h24
Uma nova pesquisa do Instituto Simplex divulgada na segunda-feira (06) aponta um empate técnico na liderança da disputa pelo Senado em Pernambuco.
A ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade) tem 23,7% das intenções de voto, seguida pelo senador Humberto Costa (PT), com 20,3%.
Na sequência, aparecem o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil), com 12,5%, e o ex-ministro Gilson Machado (PL), com 9,5%. Com a margem de erro da pesquisa de quatro pontos percentuais, Miguel e Gilson também estão empatados tecnicamente na terceira posição.
Os números mostram força para três dos quatro nomes que disputam as duas vagas na chapa que deve ser liderada pelo prefeito João Campos (PSB): Marília, Humberto e Miguel. Gilson Machado se destaca como o principal nome da direita no levantamento.
Veja todos os números:
O levantamento indica um crescimento dos principais nomes que orbitam a aliança de João Campos, em comparação com a última pesquisa do mesmo instituto, de junho.
Marília Arraes saltou de 13,3% para 23,7%, enquanto Humberto Costa teve o maior crescimento, passando de 8,1% para 20,3%. Miguel Coelho também subiu de 6,8% para 12,5%.
Em contrapartida, o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos), outro postulante à vaga e presente no evento de Marília Arraes no último sábado (4), aparece com 2,4% das intenções de voto nesta rodada.
Como Humberto tem uma entrada mais fácil na chapa, por ser prioridade do PT, a tendência é que a disputa pela segunda vaga na chapa fique entre Marília, Miguel e Silvio Costa Filho.
Na disputa interna da direita, o ex-ministro Gilson Machado aparece com 9,5%, à frente do presidente estadual do seu partido, o ex-prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira (PL), que registrou 6,5%.
Também foram testados os nomes de Armando Monteiro (Podemos), com 4,9%, e do deputado federal Eduardo da Fonte (PP), com 4,7%. Da Fonte deve disputar com Miguel Coelho uma vaga pela federação União Progressista, o impasse é que ambos são líderes dos seus partidos e estão em lados opostos na polarização João/Raquel.
O senador Fernando Dueire (MDB) vive um impasse, já que seu partido se alinhou com João Campos, apesar das dissidências do grupo de Jarbas Filho (MDB). Com essa situação, a posição no partido é uma incógnita. Partidos como o Avante já abriram espaço para que Dueire tente a reeleição.
A Simplex ouviu por telefone 600 pessoas em 121 municípios pernambucanos, por no último sábado (4 de outubro). O levantamento tem margem de erro de quatro pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Bienal de Pernambuco: com atrações nacionais, evento cria oportunidades para aproximação do local
Brasil é campeão geral do Mundial de Atletismo Paralímpico pela 1ª vez
É hoje! Jamildo Melo celebra 20 anos de jornalismo digital com evento no Mirante do Paço