Pesquisa mostra diminuição da distância entre João Campos e Raquel Lyra; prefeito tem vantagem, mas governadora cresce

Cynara Maíra | Publicado em 06/10/2025, às 07h47

João Campos e Raquel Lyra são adversários políticos e devem ser o foco da eleição de 2026 ao Governo de Pernambuco - Fotos: Yan Lucca / Jamildo.com
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Uma nova pesquisa do Instituto Simplex, divulgada nesta segunda-feira (6), mostra uma diminuição da distância entre os principais adversários da disputa pelo Governo de Pernambuco nas eleições de 2026. O prefeito do Recife, João Campos (PSB), ficou 43,6% das intenções de voto, enquanto a governadora Raquel Lyra (PSD) aparece com 29,3%.

O levantamento aponta para uma diminuição na distância entre os dois. Em uma pesquisa do mesmo instituto, realizada em abril, João Campos tinha 56,5% contra 26% de Raquel Lyra.

Apesar de Raquel ter conseguido crescer desde a última análise, esse cenário em específico não pode ser comparado diretamente, já que a pesquisa de abril testou um cenário apenas com os dois nomes. O novo levantamento incluiu os nomes de Eduardo Moura (5,0%) e Ivan Moraes (2,3%).

Cenários da nova pesquisa

Cenário Estimulado (com mais candidatos)

Confronto Direto (apenas os dois)

Comparativo com abril

Na comparação entre os cenários estimulados de abril e de outubro com apenas os dois políticos, João Campos teve uma queda de 7,5 pontos percentuais passando de 56,5% para 49%. Raquel Lyra subiu 6,4  pontos, saindo de 26% para 32,4%.

Com Raquel acelerando entregas e João Campos precisando enfrentar uma oposição mais digital, os números mostram uma aproximação entre os dois políticos. A tendência é que os próximos meses indiquem um acirramento maior entre o grupo da governadora e o Prefeito do Recife. 

Esse cenário já ocorre com a guerra fria dos prefeitos que ocorreu desde o final de setembro, com João Campos e Raquel Lyra competindo por endosso de gestores. 

Sobre a pesquisa

A pesquisa ouviu 1.066 eleitores em 134 cidades de Pernambuco no sábado (4). A margem de erro é de três pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.

João Campos Raquel Lyra governo de pernambuco eleição 2026