Plantão Jamildo.com | Publicado em 10/08/2025, às 11h59
O presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia, afirmou que a legenda tem como meta eleger até sete deputados estaduais e três deputados federais em Pernambuco nas eleições de 2026. A declaração foi dada durante participação no PodJá — o podcast do Jamildo.
Segundo Gouveia, o partido vem passando por um processo de expansão após assumir o desafio proposto pelo ex-presidente e atual vice-presidente estadual da sigla, Ricardo Teobaldo.
“Conseguimos avançar consideravelmente no crescimento de vereadores, de prefeitos, de filiados no estado. Hoje, a gente tem uma meta, para sair de zero deputados estaduais para sete. Nós faremos aí, sem dúvida, seis ou sete estaduais em Pernambuco e faremos dois ou três federais. A gente está com o objetivo de três federais”, disse o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).
Marcelo Gouveia é pré-candidato e almeja uma dessas três vagas estabelecidas na meta do partido. Mas, ser parlamentar não era seu objetivo inicial. "Sempre tive um sonho de ser prefeito. Nunca sonhei ser deputado. Meu sonho era ser prefeito da minha cidade, ajudar a nossa cidade", disse Gouveia, que foi prefeito de Paudalho entre 2021 e 2024.
"Depois que a gente entra na política, a gente vai buscando crescimento natural como uma carreira e buscando fazer mais. E um deputado federal consegue fazer mais do que um prefeito, porque você atinge o universo maior de habitantes", destacou.
O presidente da Amupe disse ainda que a legenda deve atrair novos nomes durante a janela partidária. “Temos vários deputados de mandato que fazem parte de outros partidos que na janela partidária vão estar se transferindo para cá para poder a gente formar essas chapas”, afirmou.
Entre as movimentações já confirmadas, o deputado estadual Luciano Duque anunciou em entrevista à Rádio Folha que deixará o Solidariedade para se filiar ao Podemos.
Nas eleições municipais de 2024, o Podemos conquistou 546.042 votos em Pernambuco, um crescimento de 57,72% em relação a 2020. O número de vereadores eleitos subiu de 52 para 138, e a população governada por prefeitos do partido passou de 99.579 para 361.672 habitantes.
A sigla elegeu prefeitos em oito municípios: Zeca Cavalcanti (Arcoverde), Eduarda Gouveia (Carpina), Jaiminho (Glória do Goitá), Zé Luiz (Lagoa do Carro), Orlando Jorge (Limoeiro), Paulinha da Educação (Paudalho), Delson Lustosa (Santa Terezinha) e Manoel da Retífica (Sirinhaém).
Para Marcelo Gouveia, esse resultado fortalece o papel do partido nas discussões políticas do estado. “O partido vai crescer muito e vai estar fazendo parte das decisões importantes para a política de Pernambuco para os próximos quatro anos. O Podemos estará contribuindo tanto na Câmara Federal quanto na Assembleia Legislativa para o crescimento de Pernambuco”, finalizou.
Marcelo Gouveia vê crescimento de Raquel Lyra no interior e equilíbrio na disputa de 2026
Podemos quer captar vaga na Alepe e lança nome de Rebeca Lucena ao Legislativo
Com anúncio de apoio em Arcoverde e Tracunhaém, Marcelo Gouveia chega em 15 prefeitos