Yan Lucca | Publicado em 06/02/2025, às 17h44
Em resposta à matéria publicada no Blog do Jamildo, que revelou os mais de 20 requerimentos enviados por parlamentares desde 2021 solicitando a contenção da encosta no Córrego da Bica, o vereador Samuel Salazar (MDB), líder do governo na Câmara, afirmou que o momento não é de "fazer política".
A tragédia ocorrida na madrugada desta quinta-feira (6), que resultou na morte de duas mulheres, Maria da Conceição Braz de Melo, de 51 anos, e Nicole Melo Braz de Souza, de 23 anos, causou forte comoção entre os recifenses.
Salazar, ao lamentar profundamente a perda, destacou que, diante de uma situação como essa, o foco deve ser em apoiar as famílias afetadas e garantir a segurança da população.
A tragédia ocorreu justamente no local onde, desde 2021, vereadores de diferentes partidos já alertavam para o risco iminente de deslizamentos. Os requerimentos apresentados por esses parlamentares, entre eles Almir Fernando (PSB), Ronaldo Lopes (PSC, à época) e outros, apontavam a necessidade urgente de intervenções para evitar acidentes na encosta do Córrego da Bica, como a construção de muros de contenção e a estabilização do terreno.
Salazar ainda ressaltou os esforços da Prefeitura do Recife nos últimos anos, com investimentos em obras de contenção de encostas e outras medidas preventivas.
"O que aconteceu no Córrego da Bica é uma tragédia que nos comove profundamente. A perda dessas duas vidas deixa toda a cidade em luto e minha solidariedade está com as famílias das vítimas neste momento tão difícil. Mais do que nunca, precisamos de união e respeito. É importante lembrar que, diante de uma situação como essa, não é hora de fazer política. O foco agora deve ser em apoiar as famílias afetadas e garantir a segurança da população.
A Prefeitura do Recife tem atuado de forma constante para reduzir os riscos em áreas vulneráveis da cidade. Só no bairro de Passarinho, nos últimos quatro anos, foram investidos mais de R$ 15 milhões em nove obras de contenção de encostas nos últimos quatro anos, sendo cinco trechos no próprio Córrego da Bica. Essas ações já beneficiaram mais de 1.200 pessoas diretamente. Através do Programa Parceria, outras 207 obras também foram concluídas na região, com um investimento de R$ 912 mil, e outras 17 estão em andamento. O município também garantiu recursos do Novo PAC para iniciar mais três obras importantes no bairro. Só que é importante deixar claro que, num intervalo de 24 horas, choveu no Recife mais de 200 mm, sendo mais que o dobro do que é previsto para chover em todo o mês de fevereiro. Esse volume extremo satura qualquer solo e, com isso, aumenta o risco de deslizamentos, especialmente nas áreas de morro.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Por outro lado, requerimentos são instrumentos que os vereadores usam para solicitar ações ou informações ao Poder Executivo. Contudo, a execução das obras depende de uma série de fatores, como a viabilidade técnica e o orçamento disponível, por exemplo, para que dê condições de que a Prefeitura execute."
Samuel Salazar (MDB) - Vereador e Líder do Governo João Campos
Casos de violência contra a mulher aumentam 40,6% em Pernambuco, aponta Ligue 180
Vereadores já haviam alertado sobre risco de deslizamento no Córrego da Bica
Raquel Lyra acompanha ações emergenciais após fortes chuvas no Grande Recife