Cynara Maíra | Publicado em 28/12/2024, às 11h30 - Atualizado às 12h00
A Simplex Consultoria divulgou, na sexta-feira (27), uma pesquisa sobre a intenção de votos dos eleitores pernambucanos para o Senado Federal nas eleições de 2026.
O levantamento analisou dois cenários com lideranças distintas na disputa pelas duas vagas para o Senado. Os pontos em comum entre ambas as listas são os políticos que já constam no Senado, Humberto Costa (PT) e Fernando Dueire (MDB).
Em 2026, os pernambucanos precisarão preencher duas vagas do estado para o Senado.
No primeiro cenário, o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e ex-deputado federal Anderson Ferreira (PL) aparece à frente, com 11,8% das intenções de voto.
Em segundo lugar, fica o já senador Humberto Costa, que tem 10,7%.
Neste cenário, também há os nomes do ex-senador Armando Monteiro (Podemos), o ex-ministro Gilson Machado (PL), o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil), o deputado federal Mendonça Filho (MDB).
A última posição fica com Fernando Dueire, que assumiu o posto após a aposentadoria do ex-governador Jarbas Vasconcelos (MDB). O senador do MDB fica com apenas 1,9% das intenções de voto dos cenários.
Veja as intenções de votos de todas as lideranças neste cenário:
Indecisos ou pessoas que não responderam formaram a maioria, com 23,9%, enquanto brancos e nulos ficaram em 22,2%.
O levantamento também apresentou um cenário que inclui a ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), o ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara (sem partido), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos) e o deputado federal Dudu da Fonte (PP)
No segundo cenário, com a inclusão de Marília Arraes, a ex-deputada federal lidera com 18,5% das intenções de voto. Humberto Costa segue como o segundo colocado, com 13,5%, enquanto Gilson Machado apresenta 13,4%.
A última posição se mantém de Dueire, que fica com 1,4% das intenções de voto. Veja todas as posições:
Indecisos ou que não responderam representam 14,4%, enquanto brancos e nulos chegam a 24,1%.
A pesquisa foi feita através da aplicação de questionários em ligação telefônica entre os dias 22 e 23 de dezembro de 2024, com 600 entrevistas. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Vereadores do Recife aumentam cota parlamentar de R$ 9 mil para R$ 16 mil ao mês
Sintepe denuncia erros recorrentes nos pagamentos de servidores da educação ao MPPE e TCE
Veja o que abre e fecha no comércio da Região Metropolitana do Recife no fim do ano