Marcelo Gouveia reforça protagonismo da Amupe com avanços na gestão municipal

Yan Lucca | Publicado em 16/01/2025, às 17h00

Confira detalhes - Foto: Yan Lucca / Jamildo.com
COMPARTILHE:

Com a aproximação do fim do primeiro mandato do ex-prefeito de Paudalho Marcelo Gouveia (Podemos) na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o político faz balanço positivo de obras na instituição desde sua entrada em março de 2024.

O ex-prefeito, que concorre à reeleição no cargo de liderança da associação, teve como enfoque as áreas técnicas e tecnológicas. 

Entre as principais alterações, há:

"Nosso compromisso sempre foi ampliar as ferramentas e o apoio que a Amupe oferece aos municípios, garantindo que os prefeitos tenham suporte técnico e acesso a informações estratégicas. Investimos na modernização porque acreditamos que uma gestão eficiente nos municípios transforma a vida das pessoas. É nisso que queremos continuar avançando", afirmou Gouveia.

Rede de informações e captação de recursos

A partir das mudanças na área técnica e a criação da Rede Amupe, o grupo se tornou em 2024 a segunda associação municipalista do Brasil a implementar uma rede de informações exclusiva.

A Rede criada pela associação de Pernambuco reúne dados sobre ICMS, FPM, IPI, capacidade de crédito e indicadores sociais dos 184 municípios pernambucanos, para auxiliar os prefeitos na tomada de decisões estratégicas.

Outro projeto foi a criação de um núcleo técnico especializado que apoia as gestões municipais na captação de recursos, ao considerar a Capacidade de Pagamento (Capag) de cada município.

Além das inovações, o gestor manteve a continuação do programa Desenvolve PE, promovido em parceria com o Sebrae. A iniciativa visa fortalecer o empreendedorismo nos municípios através da criação de salas do empreendedor e ações como o Selo de Inspeção Municipal (SIM).

Em novembro, a Amupe também realizou, em novembro de 2024, o maior congresso de municípios de sua história. O Seminário de Novos Gestores reuniu mais de 4 mil participantes, com a presença de 170 prefeitos e prefeitas. 

Redistribuição do ICMS e defesa dos municípios

Além das etapas internas da associação, o presidente da Amupe também auxiliou na produção da proposta do governo Raquel Lyra (PSDB) que tinha o objetivo de trazer uma distribuição mais equilibrada do ICMS para os municípios de Pernambuco. 

Gouveia também foi o representante dos municípios pernambucanos em audiência no Senado Federal sobre a desoneração da folha de pagamento, medida que foi posteriormente sancionada.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Continuidade do legado

Deputado estadual José Patriota morreu aos 63 anos - Nando Chiappetta/Alepe

 

Marcelo Gouveia destacou a importância de dar continuidade ao legado de José Patriota, que presidiu a Amupe por 10 anos.

“As pautas da Amupe têm sido cada vez mais aprimoradas para as realidades que as cidades vivem. É esse o legado de Patriota que vamos continuar levando. Principalmente no tocante à representatividade, foi Patriota quem buscou e conseguiu com que todos os 184 municípios fossem associados, e é isso que temos que preservar. A união em prol de municípios fortes é a peça-chave para melhorarmos a vida das pessoas que vivem nas cidades", concluiu.

Amupe José Patriota Marcelo Gouveia captação de recursos

Leia também

Transnordestina Logística demite representantes de sindicato para retaliar reclamações na Justiça, alega Antônio Campos


Barrado: STF nega pedido de Bolsonaro para posse de Trump nos EUA


Banco do Nordeste oferece R$ 30 milhões para projetos de energia solar