Maioria dos eleitores acham que Raquel Lyra apoiará Miguel Coelho ao Senado, apesar de aliança com João Campos

Cynara Maíra | Publicado em 06/02/2026, às 12h14 - Atualizado às 12h35

Miguel Coelho apoiou Raquel Lyra no segundo turno de 2026 -
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

A pesquisa Datafolha encomendada pela CBN Recife revelou um dado curioso sobre a percepção do eleitorado pernambucano em relação às alianças para 2026.

Mesmo com o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil), adotando um tom crítico à gestão estadual e sinalizando aproximação com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), a base da governadora Raquel Lyra (PSD) ainda o enxerga como o candidato dela ao Senado.

Segundo o levantamento, 23,06% dos eleitores que declaram voto em Raquel Lyra acreditam que ela apoiará Miguel Coelho para a vaga de senador. O número supera o índice do deputado federal Eduardo da Fonte (PP), aliado da governadora, que aparece com 19,25% na percepção desse grupo. Eleitores podiam citar dois nomes.

Miguel Coelho apoiou Raquel Lyra no segundo turno de 2022 na eleição contra Marília Arraes (Solidariedade), mas a relação decaiu no início da gestão raquelista. Miguel migrou para o lado de João Campos logo depois, com a entrada do irmão, o deputado Antonio Coelho (UB) como secretário de Turismo do Recife. 

Marília Arraes, inclusive, aliada de João Campos, é citada numericamente mais vezes que Anderson Ferreira, apesar das críticas da ex-deputada contra a governadora. 

O dado contradiz a movimentação recente de Miguel. Em janeiro, o ex-prefeito utilizou as redes sociais para criticar a segurança e o desemprego no estado, afastando rumores de adesão ao governo Raquel. João Campos também fez gestos públicos ao aliado, afirmando que ambos estão "construindo pontes".

Entre os eleitores de João Campos, a maioria  (42,60%) acredita que o prefeito apoiará a ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade). O senador Humberto Costa (PT) aparece em segundo lugar na percepção desse grupo, com 24,50%, enquanto Miguel Coelho é citado por 16,61%.

Cenário Geral para o Senado

Na disputa geral pelas duas vagas ao Senado, a pesquisa Datafolha mostra a liderança de Marília Arraes e Humberto Costa em todos os cenários.

No cenário estimulado com todos os nomes, Marília lidera com 36%, seguida por Humberto com 24%. Miguel Coelho e Eduardo da Fonte aparecem tecnicamente empatados na disputa pela segunda vaga, ambos com 18%.

O ex-senador Armando Monteiro (Podemos) soma 12%, tecnicamente empatado com Gilson Machado (PL) e Anderson Ferreira (PL), ambos com 11%. O ministro Silvio Costa Filho (Republicanos), que pleiteia a vaga na chapa de João Campos, registra 10%.

A Disputa na Federação

Os números acirram a disputa interna na federação União Brasil/PP.

Miguel Coelho busca viabilizar seu nome ao lado de João Campos, Eduardo da Fonte conta com o apoio de uma ala significativa de deputados estaduais e federais que defendem sua candidatura na chapa de Raquel Lyra.

A pesquisa mostra que, apesar da força política de Dudu da Fonte nos bastidores, Miguel mantém um recall eleitoral competitivo, inclusive entre os apoiadores da governadora.

Veja números da pesquisa

Quem o eleitor de Raquel acha que ela apoiará?

Quem o eleitor de João acha que ele apoiará?

Intenção de Voto Senado (Cenário 1)

Sobre a Pesquisa Datafolha

O levantamento ouviu 1.022 eleitores em Pernambuco entre os dias 2 e 5 de fevereiro de 2026. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O registro no TSE é PE-09595/2026.

Raquel Lyra Miguel Coelho pesquisa Senado eleição 2026

Leia também

TJPE mantém cargo de primeira-dama de Gravatá após reconhecer qualificação técnica


Lula mantém Pernambuco como reduto eleitoral com mais de 50% dos votos em Pesquisa Datafolha


Raquel Lyra defende união de estados nordestinos em prol do desenvolvimento