Lula promete ajuda aos prefeitos, sem olhar viés partidário

Jamildo Melo | Publicado em 11/02/2025, às 16h35

120 prefeitos de Pernambuco viajaram à Brasília - José Bonifácio Lira/Divulgação
COMPARTILHE:

Durante o encontro com prefeitos eleitos e reeleitos, em Brasília, o presidente Lula reafirmou seu compromisso com o municipalismo, assegurando que todas as prefeituras receberão apoio, independentemente de filiação partidária.

“Enquanto eu for presidente da República, nenhum prefeito ou prefeita vai ser discriminado por partido político ou por não ter votado em mim. Nós faremos para o povo, que escolheu o seu representante nas urnas”, disse Lula, na abertura do evento, que vai até quarta-feira.

Ele também destacou iniciativas voltadas aos municípios, como o aumento dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a desoneração da folha salarial e programas como Pé de Meia, Mais Médicos e Minha Casa, Minha Vida.

Articulação entre Poderes

O evento também focou na articulação entre os poderes para avançar em pautas municipalistas. Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, enfatizaram a necessidade de diálogo entre os entes federativos para fortalecer os municípios.

Entre as propostas em destaque, está a criação da comissão da PEC 66, que prevê o parcelamento de dívidas previdenciárias e um novo modelo para a quitação de precatórios, medida aguardada por diversas prefeituras.

Importância do encontro para Pernambuco

Marcelo Gouveia, presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), participou do Encontro de novos prefeitos e prefeitas nesta terça-feira (11/02) em Brasília.

O evento, promovido pelo governo federal, contou com a presença de gestores municipais de todo o país. Pernambuco esteve representado por 120 prefeitos, destacando a importância do diálogo entre municípios e governo federal.

Marcelo Gouveia defendeu a importância do encontro para alinhar ações que beneficiem os municípios pernambucanos.

“Essa aproximação entre os prefeitos e o governo federal é fundamental para garantir avanços concretos nas pautas municipalistas. Estamos atentos às oportunidades e buscando soluções que fortaleçam nossas cidades”, afirmou Gouveia, em nota ao site Jamildo.com.

O presidente da Amupe segue acompanhando as discussões em Brasília.

Durante os três dias de encontro, os participantes terão acesso a 170 atividades simultâneas, que vão abranger temas como diretrizes sobre programas do Governo Federal, recursos disponíveis aos municípios e informações técnicas e financeiras.

A programação também inclui discussões sobre o pacto federativo, a gestão municipal e o relacionamento institucional das prefeituras com os ministérios e outros órgãos governamentais.

BNDES participa do encontro

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) participa do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas.

Agenda terá lançamento da plataforma digital BNDES Cidades e mesa sobre apoio a municípios para o enfrentamento a desastres climáticos

A participação do BNDES no evento abrange a escuta das demandas dos novos gestores municipais, a divulgação de produtos e serviços financeiros e o fomento de novas operações de crédito para apoio ao investimento público municipal.

Lula Amupe Governo Federal

Leia também

Governo Lula oferece crédito para empresas reformarem prédios abandonados no Recife


Governo Raquel conclui audiências sobre concessão parcial dos serviços da Compesa


Encontro Nacional dos Municípios 2025 visa promover aproximação do Governo Federal e novos prefeitos