José Múcio Monteiro recebe o título de Doutor Honoris Causa da UPE

Plantão Jamildo.com | Publicado em 06/11/2025, às 17h01

Ministro José Múcio Monteiro - DIVULGAÇÃO/ Assessoria Ministro José Múcio Monteiro
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

O Conselho Universitário da Universidade de Pernambuco (UPE) aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho. A cerimônia de outorga está marcada para o dia 19 de novembro de 2025, às 19h30, no auditório da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE), no Recife.

A decisão reconhece a contribuição de Múcio à vida pública brasileira e à educação, além de sua atuação em diferentes esferas do poder. Formado em Engenharia Civil pela POLI-UPE em 1971, o ministro é egresso da própria instituição que agora o homenageia.

Durante a carreira, ocupou cargos como prefeito, vice-prefeito, deputado federal, ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e, atualmente, ministro da Defesa do governo Lula.

A proposta para a homenagem partiu da Escola Politécnica de Pernambuco e foi submetida ao Conselho Universitário da UPE. No documento, o colegiado destacou a relevância da atuação de José Múcio em diferentes momentos da política nacional e sua interlocução com as instituições de ensino e pesquisa do estado.

Durante o período em que exerceu mandato parlamentar, o ministro também atuou junto à bancada pernambucana para viabilizar projetos da universidade. Segundo a justificativa aprovada, a outorga está em consonância com o regimento da UPE, que prevê o título a personalidades que tenham prestado serviços relevantes à instituição ou contribuído de forma excepcional para a sociedade.

A universidade ressaltou que a homenagem reforça o vínculo de José Múcio com a formação cidadã, a valorização da pesquisa e a defesa do papel das universidades públicas como instrumentos de desenvolvimento social.

upe José Múcio Monteiro Honoris Causa

Leia também

Com recentes protestos contra construção da Escola de Sargentos, Raquel Lyra reforça implantação


Álvaro Porto e Ministro da Defesa, José Múcio, discutem Escola de Sargentos em Pernambuco


Múcio revela conversa com Bolsonaro e nega adesão dos militares ao golpe