Ana Luiza Melo | Publicado em 07/12/2025, às 11h49
Em um evento que mesclou a tradição religiosa e a articulação política, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), participou neste domingo (7) da subida ao Morro da Conceição, acompanhado por uma ampla frente de lideranças de diversos partidos de Pernambuco.
O ato é interpretado como um gesto de reforço da capacidade de alianças e do diálogo em torno de um projeto político para o estado.
A caminhada, em meio à celebração de fé, contou com a presença de pré-candidatos ao Senado, como Marília Arraes (SD), Miguel Coelho (UB) e Silvio Costa Filho (Republicanos).
Também integraram a comitiva o deputado federal e presidente estadual do PT, Carlos Veras, e os deputados federais Pedro Campos (PSB), Maria Arraes (SD) e Eriberto Medeiros (PSB), além de deputados estaduais, vereadores e lideranças locais. O vice-prefeito, Victor Marques e a Secretaria Executiva de Articulação (na pasta de Saneamento), a ex-vereadora Aline Mariano, também prestigiaram o encontro religioso.
A presença conjunta de nomes de diferentes espectros partidários reforçou a pluralidade do grupo em torno do prefeito.
A participação de figuras como Miguel Coelho, que historicamente representou a oposição em disputas passadas, e Marília Arraes, que já competiu diretamente com a família Campos, indica uma busca pela convergência de forças.
João Campos utilizou o momento para comentar o significado da caminhada e do engajamento político. "Subir o Morro da Conceição é mais que tradição. É reafirmar a nossa fé, a nossa história e o compromisso com o Recife que a gente quer um Recife de oportunidades, de respeito e de justiça social. Estar aqui, junto do povo, com fé renovada e vontade de trabalhar, me dá a certeza de que Pernambuco pode seguir unido, com pluralidade, diálogo e esperança de futuro”, declarou o prefeito.
Uma das candidatas para o Senado, Marilia disse que o projeto político “de quem é do time de Lula, passa diretamente pelo prefeito do Recife, João Campos”.
Marília disse que o cenário de divisão que marcou outras eleições estaduais não vai se repetir.
“Este ano não teremos a mesma fatalidade ocorrida em 2022. E quem está com a direita radical e com os bolsonaristas, que procure o seu lugar. Do lado de cá estará o time de Lula e de João, o time que trabalha para mudar Pernambuco e para o Brasil seguir em frente”, afirmou.
A Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, no Recife, é considerada a maior manifestação de religiosidade de Pernambuco. Sua origem remonta a 1904, quando o bispo de Olinda e Recife, Dom Luís Raimundo da Silva Brito, idealizou a construção da imagem da Virgem Maria para celebrar o cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição (proclamado em 1854).
A imagem, de aproximadamente três metros e meio de altura e vinda de Paris, foi inaugurada em 8 de dezembro do mesmo ano, marcando a primeira edição da festa que, desde então, cresceu em importância e passou a reunir milhões de fiéis a cada ano. Em reconhecimento à sua relevância histórica e cultural, a Festa do Morro da Conceição foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado em 2022.
Gilson Machado sai em defesa de Flávio Bolsonaro e diz que ele tem 'competência e articulação' para disputar Presidência
Com impasse no MDB, Avante tenta captar Fernando Dueire para disputa ao Senado
PT de Pernambuco participa da missa no Morro da Conceição antes de evento com Lula