João Campos diz que PSB estará na linha de frente da campanha pela reeleição de Lula

Plantão Jamildo.com | Publicado em 17/10/2025, às 08h16

João Campos durante o anúncio. - Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife.
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, afirmou na quinta-feira (16) que o partido pretende atuar “na linha de frente” da campanha pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.

A declaração foi feita durante o ato de abertura do 16º Congresso Nacional do PCdoB, em Brasília, que contou com a presença de Lula, da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (presidenta do PCdoB), e de lideranças de partidos que integram a base do governo federal.

A esquerda brasileira está viva e pronta não só para governar, mas para vencer as eleições. O PSB estará na linha de frente da reeleição do presidente Lula, para que o Brasil continue a ter uma democracia sólida”, afirmou João Campos, durante seu discurso.

O PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do Empreendedorismo, Márcio França, foi um dos principais aliados do PT na campanha de 2022. A legenda também é considerada peça-chave para a reedição da coligação que sustentou a vitória de Lula naquele pleito.

Campos, que preside nacionalmente o PSB desde junho, tem buscado reforçar o papel do partido nas articulações da base aliada. Internamente, dirigentes da sigla avaliam positivamente a possibilidade de repetir a chapa Lula-Alckmin em 2026. Além dos socialistas, os vencedores do último pleito tiveram apoio do PCdoB, PV, PSOL, Rede, Solidariedade, Avante, Agir e PROS — coligação que recebeu o apoio do MDB, PDT e Cidadania no segundo turno.

Congresso do PCdoB

O 16º Congresso do PCdoB reúne cerca de 600 delegados de todo o país e segue até o próximo sábado (19). A expectativa é de que a ministra Luciana Santos seja reconduzida à presidência nacional do partido.

Além de debater os rumos políticos da legenda e sua participação na base de apoio ao governo Lula, o evento também presta homenagens às vítimas da ditadura militar, lembrando o papel do PCdoB como uma das siglas perseguidas pelo regime iniciado em 1964.

João Campos Lula PSB PCdoB

Leia também

João Campos lança projeto “Fala que Alimenta” para formar jovens comunicadores em alimentação saudável


No dia dos professores, João Campos paga mais de R$ 1 mil em bonificação para educadores


João Campos e Nantes garantem investimento de € 2,2 milhões para requalificação do Centro Histórico