Cynara Maíra | Publicado em 23/08/2024, às 09h22
Nesta sexta-feira, 23 de agosto, o ex-governador e ex-senador Jarbas Vasconcelos (MDB) completa 82 anos de vida. Jarbas era senador da República até setembro de 2023, quando anunciou sua aposentadoria da vida política.
Com mais de 50 anos na vida pública, o político já estava licenciado do cargo desde dezembro de 2022 e participou de grandes momentos da história pernambucana.
No seu quadro na CBN Recife, o jornalista Jamido Melo, titular da coluna eletrônica Fala, Jamildo fará uma homeagem ao ex-governador e senador contando casos pitorescos e reconhecendo-o em toda a sua dimensão.
Nascido em Vicência, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos veio para o Recife aos sete anos junto aos pais e oito irmãos.
O ex-governador entrou na vida política após ingressar na Universidade Católica, em 1964. Durante seu período de militância política na época da ditadura, Jarbas foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o partido de oposição no bipartidarismo do regime militar.
Com início no Legislativo, Jarbas ingressou na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) após ser eleito em 1970 como deputado estadual. Já em 1974, foi o deputado federal mais votado.
O político tentou a vaga por voto direto para o Senado Federal, já em 1978, com 36 anos, mas não conseguiu se eleger, apesar de ter sido o mais votado individualmente.
Após esse cenário, Jarbas retornou ao Legislativo apenas em 1982. Com o fim do bipartidarismo, foi eleito deputado federal pelo PMDB.
Em 1985, o político entra no Executivo ao ganhar as primeiras eleições diretas desde 1964, tornando-se prefeito do Recife.
Jarbas tentou o Governo do Estado em 1985, mas perdeu para Joaquim Francisco. Durante esse período, Jarbas Vasconcelos rompeu com o ex-governador Miguel Arraes por divergências de posicionamentos na eleição.
Em 1992, ganha do futuro governador Eduardo Campos e do atual ministro da Pesca André de Paula (PSD) no pleito pelo seu segundo mandato na Prefeitura do Recife.
Em disputa contra o então governador Miguel Arraes em 1998, Jarbas sai vitorioso e consegue se eleger governador de Pernambuco.
O líder do Executivo em 2002 quase foi candidato a vice na chapa de José Serra, mas recusou o convite do político para disputar sua reeleição ao Governo de Pernambuco, do qual ganhou ainda em primeiro turno contra o candidato apoiado por Arraes, o senador Humberto Costa (PT).
Em 31 de março de 2006, Jarbas renuncia ao cargo de governador para disputar o Senado Federal. No retorno ao Legislativo, o político do PMDB atua no Congresso entre 2007 e 2015, elege-se para deputado federal em mandato de 2015 até 2018 e retorna ao Senado em 2019.
Brigado com os Campos e Arraes, Jarbas se reconciliou com o governador Eduardo Campos em 2012 e apoiou a candidatura de Geraldo Júlio (PSB) para Prefeitura do Recife. Desde então, o MDB está em todas as coligações junto ao PSB.
No segundo turno das eleições de 2022, Jarbas apoiou a candidatura do presidente Lula (PT), ao declarar que, apesar das críticas ao PT, "Bolsonaro não é uma opção pra mim".
Com a aposentadoria do então senador, seu suplente, Fernando Dueire (MDB), assumiu o cargo oficialmente.
Longe da vida política, a última publicação de Jarbas Vasconcelos em seu instagram foi em outubro de 2023, quando declarou apoio ao deputado federal Baleia Rossi para presidência do MDB, partido do qual ajudou a fundar.
Jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, especializado em política e economia, que foi titular do blogdejamildo.com.br no Jornal do Commercio.
Instituto de Advogados promove debate sobre o polêmico novo Código Civil no Recife e em São Paulo
Eleições 2024: Rodrigo Pinheiro usa pagamento de dívida deixada por Zé Queiroz para conter avanço adversário
Justiça impõe liminar contra prefeita de Serra Talhada por gastos supostamente indevidos na educação