Ana Luiza Melo | Publicado em 04/04/2025, às 18h55 - Atualizado às 19h14
A política de Pernambuco está acostumada com embates intensos, mas o que está acontecendo dentro do MDB tem algo de simbólico. No centro da crise que hoje divide o partido, não está apenas uma disputa por espaço, direção ou linha política. Está também a figura de Jarbas Vasconcelos, um dos maiores nomes da história recente da política pernambucana, que agora, fora da cena pública por questões de saúde, virou o estandarte de lados opostos na briga pelo comando da legenda.
O pano de fundo são as eleições de 2026, contrapondo aliados de Raquel Lyra de um lado e de João Campos de outro.
Em eleições passadas, o grupo de Fernando Bezerra Coelho (FBC) foi que tentou tomar o controle do partido, abrindo uma guerra jurídica, mas sem sucesso. Agora, são os próprios correligionários em pé de guerra.
Nesta sexta-feira (04), por meio de uma nota oficial divulgada pelo filho, o ex-governador Jarbas Vasconcelos formalizou apoio ao grupo de Fernando Dueire, seu suplente e que hoje cumpre o mandato de senador da República, e do deputado estadual Jarbas Filho, pelo comando do MDB no Estado.
Segundo o texto, um dos fundadores da legenda no País, Jarbas Vasconcelos entende que a renovação na liderança do partido em Pernambuco é necessária e está alinhada aos propósitos democráticos que norteiam a atuação do MDB.
"Tenho confiança no trabalho de Dueire e de Jarbas Filho para definir de forma sempre democrática os rumos do nosso partido", afirmou o ex-governador, de acordo com a nota oficial.
De acordo com a mesma nota, o grupo busca o real crescimento e fortalecimento do MDB em Pernambuco, "sempre ouvindo as pessoas e avaliando as realidades locais".
“É um trabalho baseado na tradição do nosso partido, com a forma democrática que marca a história do MDB no País”, disse o senador Fernando Dueire.
“Fui ensinado pelo meu pai que política se faz somando forças e definindo de forma coletiva as estratégias de atuação partidária. É nisso que acredito e que sigo determinado a fazer. Ter ele ao nosso lado só reforça nossa a importância de dias melhores para o MDB em Pernambuco”, afirmou o deputado estadual Jarbas Filho, que é líder da legenda na Assembleia Legislativa e busca levar o partido para o governo Raquel Lyra.
Em resposta ao anúncio, Raul Henry fez uma declaração relembrando a saída de Jarbas da vida pública por questões de saúde e afirmando que sua condição atual “o impossibilitam de fazer avaliações dos fatos políticos”.
Henry também afirmou que a trajetória dele com Jarbas e o partido é marcada pela lealdade e companheirismo ao longo de 35 anos.
“Tenho absoluta convicção que a opinião pública de Pernambuco e as companheiras e companheiros do MDB do estado irão repudiar esse ato fraudulento, indecente e de falta de respeito com um dos maiores líderes da nossa história”, afirmou, que já havia empenhado a palavra em favor do governo de João Campos.
Jarbas filho não demorou e rebateu duramente o presidente do partido.
Em nota oficial, o deputado disse achar estranho o comportamento do ex-deputado Raul Henry. Citou a sua permanência como presidente apenas por uma homenagem respeitosa entre os companheiros, já que não foi reeleito no último pleito para deputado federal.
Jarbas Filho classificou ainda o comportamento do ex-deputado como “ingratidão” ao ex-governador Jarbas Vasconcelos, apontando ainda a utilização do posto para emplacar indicados em cargos de direção superior no governo estadual.
“Para logo depois trocá-los por posições de melhor vantagem pessoal na prefeitura do Recife. Esse é o retrato de sua história, um usurpador que sempre trabalhou para se promover às custas de Jarbas”, pontuou incisivamente, em nota ao site Jamildo.com.
Em outro trecho da nota oficial, Jarbas Filho "desautoriza" Raul Henry a falar pelo partido com relação as eleições de 2026.
“Existem parlamentares com mandato que no tempo oportuno e adequado deverão tratar desse assunto ao lado de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outras lideranças partidárias filiadas ao MDB”, afirmou o deputado estadual.
Secretaria de Relações Institucionais do Recife será comandada por Raul Henry
"O reconhecimento veio nas urnas",diz líder do governo sobre avanços no Recife
Jarbas Vasconcelos completa 82 anos nesta sexta (23); veja trajetória do ex-governador