Cynara Maíra | Publicado em 23/10/2025, às 12h11 - Atualizado às 13h14
O secretário de Habitação do Recife, Felipe Cury (PT), recebeu na terça-feira (21) um Voto de Aplausos e Congratulações da Câmara Municipal. A homenagem ocorre cerca de um mês após a Casa rejeitar um pedido da oposição para exonerar o gestor.
A proposta de aplauso, de autoria do vereador Júnior de Cleto (PSB), foi aprovada por 20 votos favoráveis e 5 contrários.
O requerimento original de Cleto também incluía o secretário de Meio Ambiente, Oscar Barreto, alvo junto com Cury no pedido de exoneração anterior, mas o item votado focou apenas no secretário de Habitação.
A justificativa da homenagem aponta o trabalho de Cury na condução das políticas habitacionais, incluindo entregas de conjuntos como Sérgio Loreto e Encanta Moça, e o planejamento de novas 1.900 unidades.
Em agradecimento pelo gesto do socialista, o secretário afirmou que a ação "dá ainda mais força" e destacou a parceria com o prefeito João Campos (PSB) e o Governo Lula para obras do Minha Casa, Minha Vida.
Em setembro, o vereador Thiago Medina (PL) apresentou um requerimento pedindo a saída de Cury e de Oscar Barreto, acusando-os de irregularidades no início das obras do habitacional Vila Aeronáutica I e II, em Boa Viagem.
Medina alegou supressão irregular de árvores, falta de documentação confirmada pela CPRH (que multou e embargou a obra) e uma postura "autoritária" de Cury ao supostamente incentivar a continuidade dos trabalhos apesar do embargo.
O pedido, no entanto, foi rejeitado em plenário no dia 30 de setembro, com apenas seis votos favoráveis de:
Durante o debate daquele dia, vereadores da base, como Júnior de Cleto, Chico Kiko (PSB) e Liana Cirne (PT), defenderam a atuação dos secretários. Cury, na época, afirmou que a prefeitura cumpria a legislação e que a oposição ao projeto era uma resistência ao direito à moradia digna para a população trabalhadora.