Yan Lucca | Publicado em 21/06/2024, às 17h16
Nesta sexta-feira, o governador de São Paulo, Társio de Freitas (Republicanos), oficializou o ex-comandante das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) e coronel da reserva da Polícia Militar Ricardo de Mello Araújo como vice na chapa de Ricardos Nunes (MDB), atual prefeito da cidade e pré-candidato à reeleição.
O anúncio foi feito pelo governador em agenda conjunta com o prefeito da cidade. O coronel da PM é indicação do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em entrevista ao UOL, em 2017, disse ser a terceira geração de sua família na Polícia Militar de São Paulo. "Meu pai aposentou como coronel da Polícia Militar — inclusive, comandou o Choque aqui em São Paulo. O meu avô entrou como soldado e saiu como coronel, na época da Força Pública — lutou na Revolução de 1932. Então, eu sou a terceira geração. O ser policial militar é sonho de criança", falou.
Para analistas do cenário político, a indicação de Mello poderia afastar o eleitor de centro, uma vez que o ele pode representar uma ala mais "radical do Bolsonarismo".
Durante uma agenda pública, Nunes chegou a elogiar Mello: "Eu mesmo fiquei encantado [com o trabalho de Mello Araújo na Ceagesp]. Não dá para negar que merece, no mínimo, o nosso respeito".
O deputado Delegado Olim (PP), em entrevista ao Estadão, disse que não iria "subir no mesmo palaque" que estivesse o Coronel. "Esse cara foi péssimo administrador no Ceagesp [Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo], foi uma merda como PM e agora vai colocar ele de vice-prefeito? Manda o Bolsonaro acordar", disse o parlamentar.
Nas redes sociais, o coronel Mello recebeu apoio de alguns políticos e admiradores. "Pelo vice, o Nunes terá meu voto!", escreveu um internauta.
A chapa de Ricardo Nunes terá que enfrentar nomes como Guilherme Boulos (PSOL) — candidato de Lula e Tabata Amaral. (PSB).
Jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, especializado em política e economia, que foi titular do blogdejamildo.com.br no Jornal do Commercio.
Eleições 2024: Gilson Machado usa Ponte Giratória para bater em João Campos
TRE-PE cassa mandatos de quatro vereadores de Olinda por fraude
Em ano eleitoral, estudo da FGV alerta para uso de IA em conteúdos nas redes sociais