Jamildo Melo | Publicado em 17/10/2024, às 07h48
O que a imprensa de política reproduz nesta quinta-feira, em uníssono, não é novidade para os leitores do Jamildo.com. Ainda no mês de junho, no meio do processo eleitoral, o Blog do Jamildo já estava antecipando que o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho iria assumir a executiva estadual do União Brasil (UB).
Matamos a cobra e mostramos o pau, como se dizia antigamente. Releia aqui.
A jogada já era esperada, desde a destituição do deputado federal Luciano Bivar como presidente.
Antes disto, o União Brasil já estava fechado com João Campos no Recife. Entre os Coelhos e Raquel Lyra, a corda já havia rompido de vez.
Agora, o que Miguel Coelho espera é ser candidato ao Senado numa possível chapa encabeçada por João Campos.
No estado, os Coelhos têm um federal, um estadual, mais de uma dezena de prefeitos e tem Miguel Coelho como nome com maior potencial.
O deputado federal Mendonça Filho, que trabalhou para derrubar Bivar do comando do UB, é minoria no partido.
O grupo de Petrolina só esperou passar as eleições, para oficializar a medida antecipada pelo Blog do Jamildo em junho.
O meio usado para este fim foi um pedido de intervenção no diretório de Pernambuco, apresentado pelo deputado federal Fernando Filho, junto a executiva do União Brasil.
Por unanimidade, a executiva nacional do União Brasil decidiu concordar, situação formalizada nesta quarta-feira (16), em em Brasília.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Miguel Coelho comemorou.
"O partido vive um momento de crescimento, mas existia uma insegurança ainda em nível estadual, que agora será superada".
“É um novo tempo para o União Brasil. O partido passou por grandes mudanças recentes sob a liderança do presidente Antônio Rueda. Mas ainda era necessário trazer segurança política e jurídica para o diretório pernambucano. Tenho certeza que, agora, o União sai fortalecido e se tornará um dos principais protagonistas da política pernambucana”, disse Miguel.
"A mudança oxigenará e fortalecerá o União Brasil nos próximos anos", disse Fernando Filho.
“Importante decisão da executiva que sinaliza um novo momento em Pernambuco. Foi uma decisão por unanimidade, que reforça que nosso pedido tinha motivo justo. Agora é trabalhar pela construção para reestruturar o União em Pernambuco e buscar um entendimento comum para se criar um ambiente de paz e fortalecimento político”.
O deputado federal Mendonça Filho disse que a nova estrutura partidária contará com cinco nomes a serem indicados em comum acordo com o presidente nacional, Antônio Rueda e o vice-presidente, ACM Neto.
"A nova composição provisória, que será instituída pela Nacional, deverá se submeter às forças políticas locais do União Brasil, representadas pelos deputados Mendonça Filho e Fernando Filho".
“As decisões durante este período de 180 dias serão colegiadas entre nós e Fernando Filho, garantindo uma governança que fortaleça o papel do União Brasil em Pernambuco e não projetos individuais”, disse.
"Teremos um papel de fortalecimento ainda maior do partido, ampliando nossas bases e fortalecendo nossas bancadas, tanto a estadual, quanto a federal", disse Mendonça.
"A nova executiva do União Brasil em Pernambuco terá como prioridade o alinhamento das lideranças estaduais com a direção nacional do partido, garantindo a ampliação da influência do no Estado".