Eleições 2024: Raquel Lyra erra número e Sileno Guedes ironiza via rede social

Yan Lucca | Publicado em 07/10/2024, às 17h07

Sileno afirma que Raquel "se atrapalhou na conta" - Foto: Divulgação
COMPARTILHE:

Segundo observadores do cenário político local, a Eleição de 2024 é vista como a antessala da disputa para 2026. Com os ventos soprando a favor de João Campos na corrida pelo governo contra Raquel Lyra, as movimentações nos bastidores começam a ganhar mais intensidade e um suposto clima de competição já se instala.

A governadora Raquel Lyra teve uma vitória modesta em relação ao PSB neste pleito. Em Caruaru, por exemplo, Raquel manteve sua base de apoio ao eleger seu ex-vice, Rodrigo Pinheiro, no primeiro turno. O PSB, por sua vez, conquistou Garanhuns, um importante colégio eleitoral do Agreste pernambucano.

Dos 184 municípios de Pernambuco, Raquel garantiu 30 prefeituras para o seu partido, enquanto o PSB conquistou 31 prefeituras. No entanto, João Campos conta com um apoio político mais amplo, totalizando 94 prefeituras aliadas, com o suporte de partidos como Republicanos, MDB, PT/PV/PCdoB, União Brasil e Avante.

Raquel Lyra encerra o primeiro turno com o saldo de 83 prefeituras aliadas, com partidos como PP, PSD, Podemos e PRD.

Partidos como o PL e o PDT podem se tornar fatores decisivos para os dois grupos políticos em 2026. O PL, liderado no estado pelos irmãos Ferreira e ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, é visto como independente, enquanto o PDT adotou uma postura neutra nesta eleição.

Erro no cálculo da governadora

Um registro inusitado nas redes sociais da governadora Raquel Lyra viralizou. O deputado estadual pelo PSB, Sileno Guedes, fez uma correção em uma postagem da governadora, após ela celebrar nas redes sociais e afirmar que seu partido havia eleito 32 prefeitos.

No comentário feito pelo perfil oficial do parlamentar, Sileno acusou a governadora de propagar fake news — "notícia falsa" — e ironizou: "Deve ter sido o quarto lugar dos secretários [Daniel Coelho e a vice, Mariana Santos] no Recife que fez a governadora se atrapalhar nas contas", escreveu ele.

O comentário rapidamente viralizou entre os internautas. "A dúvida é se eles espalham fake news sabendo que é fake ou se eles são ruins de conta", respondeu um aliado de João Campos ao comentário de Guedes. Veja a publicação:

Foto: Reprodução / Redes Socias

De acordo com fontes do alto escalão socialista, Raquel estaria querendo "cantar vitória" antes do tempo em duas cidades.

Uma delas é Joaquim Nabuco, Zona da Mata Sul de Pernambuco, onde a candidata Márcia Barreto (PSDB) recebeu a maioria dos votos contra Jane (PSB), mas sua candidatura ficou sub judice — termo em latim que significa "em julgamento".

Já a outra cidade seria Paulista, que foi ao segundo turno, onde supostamente a governadora estaria antecipando a vitória do seu candidato, Ramos (PSDB).

Segundo os trâmites da Justiça Eleitoral, caso o dia da diplomação chegue e as candidaturas ainda estejam sub judice, quem deve assumir o cargo é o presidente da Câmara Municipal dos respectivos municípios.

Em caso de indeferimento definitivo das candidaturas, novas eleições suplementares deverão ser convocadas para preencher as vagas não ocupadas.

Eleições 2024 Raquel Lyra Sileno Guedes

Leia também

Eleições 2024: pesquisa Quaest tem números mais próximos dos resultados no Recife


Eleições 2024: apenas duas cidades de Pernambuco terão segundo turno esse ano


Eleições 2024: Antônio Campos anuncia apoio a Vinicius Castello em Olinda