Yan Lucca | Publicado em 30/09/2024, às 18h50
João Campos (PSB) segue consolidado na liderança da corrida eleitoral para a Prefeitura do Recife, de acordo com o mais recente levantamento do Instituto Quaest, divulgado nesta segunda-feira (30). A pesquisa confirma a vantagem significativa do atual prefeito, aumentando as expectativas dos socialistas de uma vitória já no primeiro turno.
O cenário é favorável para a campanha socialista. Apesar das tentativas dos adversários de enfraquecer a base eleitoral de Campos, o levantamento corrobora outros estudos que indicam que a maioria dos eleitores recifenses já decidiu seu voto.
A pesquisa revela que apenas 2% dos eleitores permanecem indecisos, enquanto 5% afirmam que pretendem votar em branco, anular ou não comparecer às urnas. Comparado ao levantamento anterior, divulgado no dia 18 de setembro, os números não trouxeram grandes mudanças, mantendo o cenário estável na reta final da campanha.
Sem muitas novidades, João Campos segue na liderança com 75% dos votos (antes eram 77%) contra 11% do bolsonarista Gilson Machado e 3% (antes eram 4%) de Daniel Coelho. Dani Portela está com 3% (antes eram 2%), seguido de Técio Teles com 1%. Os demais candidatos não chegaram a 1%.
Além das intenções de voto, a pesquisa também aferiu o nível de conhecimento dos eleitores sobre os candidatos e a taxa de rejeição de cada um. Confira os percentuais:
Conhece e vota: 82%
Não conhece: 2%
Conhece e não vota (rejeição): 14%
Não sabe/não respondeu: 2%
Conhece e vota: 32%
Não conhece: 18%
Conhece e não vota (rejeição): 49%
Não sabe/não respondeu: 1%
Conhece e vota: 19%
Não conhece: 45%
Conhece e não vota (rejeição): 35%
Não sabe/não respondeu: 1%
Conhece e vota: 13%
Não conhece: 50%
Conhece e não vota (rejeição): 36%
Não sabe/não respondeu: 1%
A pesquisa Quaest entrevistou 900 eleitores em Recife entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O levantamento foi solicitado pela TV Globo e registrado na Justiça Eleitoral sob o n.º PE-04873/2024.
Eleições 2024: enquanto Alcides Cardoso é atacado no PL, ex-vice-líder do PSB é colocado nas nuvens por João Campos
Na semana do 1º turno das eleições 2024, nove pesquisas analisam cenário no Recife
Eleições 2024: Gilson Machado tem simulação de direito de resposta suspenso pela Justiça Eleitoral