Cynara Maíra | Publicado em 30/08/2024, às 14h36
Pouco mais de um mês até o primeiro turno das eleições municipais de 2024, os candidatos à Prefeitura do Recife se mobilizam para angariar votos.
Um dos principais auxílios nesse processo de campanha eleitoral é o volume de candidatos a vereadores que podem trabalhar para construir o nome de um político em uma cidade.
Com isso em conta, o número de candidatos a vereador afeta o processo de campanha daqueles que pleitam ao Executivo Municipal.
No Recife, o Prefeito do Recife João Campos (PSB) é o político com mais candidatos a vereador em sua coligação.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a coligação Frente Popular do Recife, formada por PSB, Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV), União Brasil, Republicanos, MDB, Solidariedade, Avante, DC, Agir e PMB inscreveu 226 candidatos a vereador.
Desses registros, houve renúncia de Lelinho Martins (Republicanos), Mestre Nilton Santos (Avante) e Cenira da Saúde (Avante) e o indeferimento da candidatura de Luciano Oliveira (DC).
Apesar de Luciano ainda ter prazo para recorrer da decisão, o grupo de João Campos totaliza até o momento 222 candidatos ao seu lado nessas eleições.
Em segunda posição, está Daniel Coelho, na coligação Recife Levado a Sério, com sete partidos. O grupo é composto pelo PP, PODE, Federação PSDB/CIDADANIA, PSD, PRD e Mobiliza. Com esse total, a chapa do político do PSD registrou 173 candidatos para Câmara Municipal do Recife.
O partido de Daniel tem cinco registros de candidatura indeferidos pela justiça, enquanto o PP tem uma candidatura em mesma situação, mas ainda há prazo para recurso dos políticos. Com isso, atualmente Daniel tem 167 candidatos a vereador.
Com apenas o Partido Liberal como aliado, Gilson Machado fica em terceira posição com 39 registros de candidatura. A partir da renúncia do Irmão Mailton (PL), o ex-ministro do Turismo tem 38 aliados na disputa pela Câmara do Recife.
Apesar de compor apenas um partido, o Partido Liberal é a legenda, em empate com o Republicanos, com o maior número de candidatos.
A base de Gilson fica acima de Dani Portela (PSOL), que compõe uma coligação com três partidos (Federação PSOL/REDE e PCB).
O grupo da deputada estadual formou 35 registros. Como uma candidatura do PSOL está indeferida com abertura para recurso, Dani tem o apoio de 34 políticos que pleiteiam o Legislativo Municipal.
A partir da renúncia de um candidato no PL, Técio Teles (Novo) empata com Gilson, ao ter 38 candidatos a vereador aliados a ele.
Ludmila Outtes (UP), Simone Fontana (PSTU) e Victor Assis (PCO) têm duas candidaturas para vereador cada.
João Campos decreta luto oficial de três dias pelas mortes no Morro da Conceição
Eleições 2024: com tragédia no Morro da Conceição, Técio Teles desiste da sabatina do Jamildo.com
Teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição desaba no Recife; políticos lamentam