Diana Câmara deixa OAB e anuncia disputa pela vaga do quinto constitucional do TJPE

Jamildo Melo | Publicado em 14/06/2024, às 08h46

Advogada Diana Câmara se lança na disputa por vaga reservada aos advogados - Divulgação
COMPARTILHE:

Com 20 anos de atividades na advocacia, a advogada eleitoralista Diana Câmara renunciou, na quinta-feira (13), a função como presidente da Comissão de Relações Institucionais da OAB-PE.

Após passar por três comissões – também foi presidente de Direito Eleitoral e Municipal -, a jurista se afasta da Ordem para disputar a vaga aberta pelo quinto constitucional, onde um representante da advocacia ocupa uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Durante reunião do conselho da OAB, Diana destacou as contribuições realizadas à Ordem durante os últimos 12 anos e pontuou seu objetivo na disputa pela vaga do quinto.

“Minha missão será fortalecer a atuação da advocacia da forma mais plena possível dentro do Judiciário, garantindo que os direitos e as prerrogativas dos advogados sejam sempre respeitados. Do cais ao sertão. Tendo como norte que a advocacia é essencial à Justiça. E entendo que a representação da OAB no Tribunal de Justiça através do quinto constitucional é fundamental para fortalecer este elo”, afirmou.

A vaga foi aberta com a aposentadoria do desembargador Itabira Filho, no último mês de maio.

A OAB-PE lançou o edital para a disputa do quinto, que acontecerá no dia 18 de novembro.

A escolha acontece em três etapas: inicialmente a votação é feita pelos advogados inscritos e regulares na OAB, onde os seis nomes, as três advogadas e os três advogados mais votados, serão encaminhados para o Tribunal de Justiça.

Os seis nomes mais votados entre a advocacia serão escolhidos pelos desembargadores que compõem o Tribunal de Justiça de Pernambuco. Os três nomes mais votados serão encaminhados para escolha da governadora Raquel Lyra, que definirá o nome a ocupar o posto.

>>> João Paulo já virou as costas pra Lula e vota contra trabalhadores por Raquel Lyra, diz Oscar Barreto

>>> STF atualiza correção do FGTS: Contas seguirão IPCA em decisão histórica

Votação

A votação da lista sêxtupla ocorrerá por meio de plataforma on-line. Poderão votar advogados inscritos e regulares com a OAB-PE. Uma audiência pública fará a sabatina dos candidatos. Já a eleição para formação da lista sêxtupla, voltada ao preenchimento da vaga de desembargador do TJPE pelo quinto constitucional, será realizada em novembro.

Jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, especializado em política e economia, que foi titular do blogdejamildo.com.br no Jornal do Commercio.