Yan Lucca | Publicado em 05/06/2024, às 16h10
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n.º 3 de 2022, que trata da transferência dos territórios de Marinha, gerou debates nas redes sociais nos últimos dias. A matéria, que revoga um trecho da Constituição, autoriza a transferência desses territórios, gratuitamente, para habitações de interesse social e para Estados e municípios onde há instalações de serviços.
Durante audiência pública na segunda-feira (27/05), o Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), relator da PEC na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), se posicionou favorável ao tema, destacando que “Os prefeitos conhecem mais a situação dos municípios do que nós aqui do Senado. É um fato: a PEC não privatiza praias”.
A PEC n.º 3 de 2022 é uma continuação da PEC n.º 39 de 2011, que foi aprovada em dois turnos no plenário da Câmara dos Deputados em fevereiro de 2022 e seguiu para o Senado Federal.
Na época da votação da PEC n.º 39 de 2011, a bancada pernambucana teve maioria (de 22) favorável à proposta. Veja como votaram na época:
A discussão sobre a PEC das Praias continua, e a matéria segue em tramitação no Senado Federal, aguardando novos desdobramentos.
Acompanhe notícias de economia e política em jamildo.com, editado pelo jornalista Jamildo Melo, ex-titular do Blog de Jamildo do Jornal do Commercio (JC).