Com Recife no roteiro, petistas ponderam riscos e ganhos de agenda de Lula no Carnaval

Plantão Jamildo.com | Publicado em 09/02/2026, às 13h57

Executivo e Judiciário realizam eventos em defesa da democracia nesta quinta-feira (8) - Marcelo Camargo/Agência Brasil
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

A uma semana do Carnaval, o entorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se divide quanto à participação do chefe do Executivo em agendas festivas no Recife, em Salvador e no Rio de Janeiro. A avaliação interna é de que a exposição em eventos de grande público pode gerar efeitos políticos distintos.

Parte dos aliados demonstra preocupação com a possibilidade de manifestações contrárias, como vaias, que poderiam ser exploradas por adversários nas redes sociais. O receio é de que episódios isolados ganhem repercussão em um momento considerado estável para o governo federal, sem crises de grande impacto.

Outro grupo, no entanto, defende a presença do presidente. A leitura é de que a participação em eventos populares amplia o contato com a população e permite gestos a aliados. Caso venha ao Galo da Madrugada, no sábado de Zé Pereira, Lula poderá fazer um teste do palanque duplo ao dividir o camarote com os adversários ao Governo do Estado em outubro, João Campos (PSB) e Raquel Lyra (PSD).

A tendência é de sinalização ao prefeito do Recife, João Campos, aliado do PT, a partir de um acordo nacional. Nos bastidores, porém, há quem defenda um palanque mais amplo, com acenos também à governadora.

Apesar disso, Lula  segue acenando ao centro e já conta com o PSD rachado, principalmente na região Nordeste. Além da reaproximação com Raquel Lyra, o partido de Kassab tem o ministro pernambucano André de Paula, de Pesca e Aquicultura.

Apesar da legenda ter candidato próprio à presidência da república, o governador do Sergipe, Fábio Mitidieri, já declarou apoio à reeleição do petista.

Na Bahia, o senador Otto Alencar (PSD) afirmou que o partido "vai com Lula" no estado e que a aliança local está mantida "em acordo com Kassab".

Um interlocutor do presidente é mais cauteloso e avalia que a participação nos eventos pode representar risco desnecessário. Segundo ele, “qualquer vaia, por menor que seja, pode ser explorada” por adversários nas redes sociais, especialmente os bolsonaristas. Outro aliado observa que grandes aglomerações tendem a estimular manifestações anônimas, o que pode aumentar a exposição do chefe do Executivo.

Raquel Lyra e João Campos estarão no mesmo palanque com Lula hoje (02) - Ricardo Stuckert

 

Vinda ao Recife

Em Pernambuco, a presença de Lula no Galo da Madrugada, no Sábado de Zé Pereira (14), segue confirmada, segundo o presidente estadual do PT, deputado federal Carlos Veras. Em contato nesta segunda-feira (9), o primeiro-secretário da Câmara afirmou que não recebeu qualquer comunicado oficial sobre eventual cancelamento.

Até o presente momento está confirmada a vinda do presidente Lula. Eu estive com ele agora em Salvador e está confirmada a vinda dele. Ele quer vir. Claro que uma agenda de um presidente da República pode mudar a qualquer instante, mas até o presente momento, o desejo do presidente Lula é vir ao Galo da Madrugada, o Carnaval de Recife”, declarou.

A participação atende a convite do prefeito João Campos. Veras já havia anunciado a agenda em 29 de janeiro, por meio das redes sociais.

Lula Eleições 2026 carnaval

Leia também

Após rumores de cancelamento, Carlos Veras afirma que Lula mantém agenda no Galo da Madrugada


João Campos cumpre agenda com Lula e defende Alckmin como vice novamente: "não se mexe em time que está ganhando"


Lula mantém Pernambuco como reduto eleitoral com mais de 50% dos votos em Pesquisa Datafolha