Câmara do Recife avança na aprovação da reforma administrativa proposta por João Campos

Yan Lucca | Publicado em 26/12/2024, às 16h17

Câmara Municipal do Recife - Divulgação/Câmara Municipal do Recife
COMPARTILHE:

A Câmara Municipal do Recife deu mais um passo para a reestruturação administrativa da Prefeitura. Nesta quinta-feira (26), o Projeto de Lei n.º 33/2024 foi aprovado em primeira discussão com 27 votos favoráveis e cinco contrários.

A proposta, que sugere alterações na estrutura do Executivo para o mandato de 2025 a 2028, ainda precisará passar por uma segunda votação, prevista para esta sexta-feira (27), antes de seguir para sanção do prefeito João Campos (PSB).

O projeto já havia sido apreciado e aprovado por unanimidade nas Comissões de Finanças e Orçamento (CFO) e de Legislação e Justiça (CLJ), em reunião extraordinária realizada na segunda-feira (23). Entre os parlamentares que votaram contra a reforma estão Felipe Alecrim (Novo), Fred Ferreira (PL), Doduel Varela (PSD), Davi Muniz (PSD) e Michele Collins (PP). As críticas incluem o aumento no número de secretarias e o anúncio prévio de nomes para os cargos antes da aprovação do texto.

Principais mudanças propostas

A reforma administrativa busca modernizar a gestão e fortalecer a governança municipal. Entre as principais inovações estão:

“O projeto apresenta um avanço significativo na organização administrativa da Prefeitura, garantindo mais eficiência nas entregas à população do Recife”, afirmou o líder do governo, vereador Samuel Salazar (MDB).

Novos secretários já anunciados

O prefeito João Campos já divulgou os nomes que integrarão o primeiro escalão de sua gestão a partir de 2025. Entre os destaques estão:

Próximos passos

Após a segunda votação, a reforma deverá ser sancionada e implementada para o novo mandato. A expectativa do Executivo é que as mudanças reorganizem áreas prioritárias e ampliem a eficiência na entrega de serviços públicos.

João Campos PL Reforma Administrativa

Leia também

Ricardo Dantas assume Secretaria de Finanças na segunda gestão de João Campos


Banco do Nordeste inaugura nova sede da Agência Surubim e celebra expansão regional


Vice de João Campos assumirá Secretaria de Infraestrutura a partir de 2025