Bancada do PSB sai em defesa da reeleição de Gustavo Gouveia na Alepe

Jamildo Melo | Publicado em 10/11/2024, às 18h21

Álvaro Porto e Gustavo Gouveia foram eleitos antecipadamente e devem disputar reeleição como presidente da Alepe e primeiro secretário, respectivamente - Amaro Lima/Alepe
COMPARTILHE:

Depois de voltar de uma cirurgia na coluna, em São Paulo, ainda convalescendo, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto, manteve uma reunião a portas fechadas de mais de uma hora com o primeiro secretário da Casa, Gustavo Gouveia (Solidariedade). O teor do encontro não vazou.

O que se sabe é que, logo depois, a bancada do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) anunciou o apoio à reeleição do deputado do Solidariedade como primeiro-secretário.

Nesta semana que passou, com Álvaro Porto em São Paulo, deputados insatisfeitos com Gouveia chegaram a especular a possibilidade de um bate chapa, para retirar o apoio ao primeiro-secretário.

O líder do PSB na Alepe, deputado Sileno Guedes, disse que a decisão foi tomada após escuta aos parlamentares socialistas e em entendimento com o presidente Álvaro Porto (PSDB), que também buscará a reeleição e a quem o PSB já havia anunciado apoio na semana passada.

Sileno explicou que esse posicionamento reafirma postura já externada pela bancada do PSB em novembro de 2023, quando houve a eleição da Mesa Diretora da Alepe para o biênio 2025-2026.

Conforme revelou o site Jamildo.com, em primeira mão, no mês passado, o pleito foi anulado em decisão monocrática do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A medida será avaliada nos próximos dias pelo pleno da Corte e, se confirmada, levará a Alepe a fazer uma nova eleição entre 1º de dezembro deste ano e 1º de fevereiro de 2025.

“A bancada voltou a deliberar e, com exceção do deputado Francismar Pontes, que ainda não se juntou a nós nessa posição, chegamos à decisão de manter o entendimento que já havia sido expressado no ano passado, quando votamos no deputado Gustavo Gouveia para a primeira-secretaria. Após escuta aos demais parlamentares do PSB e em entendimento com o presidente Álvaro Porto, a quem já tínhamos declarado apoio, decidimos seguir esse posicionamento na nova eleição”, disse Sileno.

Leia também

Grupo se articula contra recondução de Gustavo Gouveia na mesa da Alepe


Eleição na Alepe: apoios entre siglas reforçam possível vitória de Álvaro Porto


Exclusivo: STF anula reeleição de Álvaro Porto na ALEPE e convoca nova eleição para Mesa Diretora do biênio 2025/2026