Cynara Maíra | Publicado em 16/04/2025, às 10h23 - Atualizado às 11h00
Menos de uma semana após falar no PodJá- O Podcast do Jamildo sobre dificuldades em manter diálogo com a governadora Raquel Lyra (PSDB), o prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), foi recebido no Palácio do Campo das Princesas.
Durante o encontro no Recife na terça-feira (15), Simão aproveitou o momento para apresentar um conjunto de demandas estruturais para o município.
A reunião contou também com a presença do deputado estadual Antonio Coelho (UB).
Durante a conversa, o prefeito destacou quatro prioridades que, segundo ele, refletem as necessidades mais urgentes da população de Petrolina:
O foco do prefeito foi a cobrança pela construção de um hospital estadual de média e alta complexidade, demanda antiga da região para diminuir a dependência dos serviços médicos da capital pernambucana.
“Petrolina é hoje a única macrorregião do Estado sem um hospital de portas abertas mantido pelo Governo de Pernambuco”, argumentou o prefeito, em trecho semelhante ao que já havia defendido em entrevista ao PodJá – O Podcast do Jamildo.
O equipamento, segundo Simão, atenderia não só os moradores da cidade, mas também a população flutuante de municípios vizinhos do Sertão do São Francisco, estimada em quase um milhão de pessoas.
Na reunião com Raquel Lyra, Simão Durando também apresentou um pedido de R$ 300 milhões em investimentos para a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), com o objetivo de ampliar a cobertura e garantir o fornecimento regular de água na cidade.
A briga entre o município de Petrolina e a Compesa por problemas de abastecimento de água já ocorre há diversos anos.
Outro item da pauta foi a duplicação da rodovia estadual que liga a comunidade do Pedra Linda ao 5º Batalhão da Polícia Militar.
O trecho é considerado um eixo estratégico de expansão urbana de Petrolina e sofre atualmente com problemas de fluxo intenso de veículos e riscos de acidentes.
Além das cobranças por infraestrutura e saúde, o prefeito fez um convite institucional à governadora para participar do São João de Petrolina.
Os festejos juninos são o motivo para as vindas do prefeito sertanejo ao Recife nas últimas semanas. O objetivo de Simão neste ano é ampliar o turismo da região durante o São João.
A reunião ocorre poucos dias depois de o prefeito ter declarado, em entrevista para Jamildo Melo, que enfrentava dificuldades para acessar diretamente a governadora.
No PodJá, Simão relatou que, mesmo diante de diversas tentativas, encontrava obstáculos para agendar reuniões com Raquel Lyra.
Simão chegou a dizer que a gestora era “blindada” por seus secretários, que dificultavam a conversa entre a governadora e os gestores municipais.
Caruaru obtém R$ 75 milhões para financiar obras
Projeto Ganhe o Mundo: intercâmbio para estudantes recebe aprovação na Alepe
Indicação do novo administrador de Noronha gera debate na Comissão de Justiça