Clara Nilo e Cynara Maíra | Publicado em 18/07/2025, às 08h05 - Atualizado às 11h03
Após o presidente do Partido Liberal, Anderson Ferreira, criticar publicamente o ex-ministro do Turismo Gilson Machado por ele ter se apresentado como pré-candidato ao Senado Federal em entrevista ao PodJá (podcast do Jamildo.com) e para Veja, Jair Bolsonaro (PL) se pronunciou.
Em coletiva de imprensa em frente ao Senado, o ex-presidente da República e réu do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou que quer um "um Senado forte para equilibrar os poderes".
"Se depender de mim, Gilson [Machado] em Pernambuco", concluiu Bolsonaro.
Quando o ex-ministro do Turismo concedeu sua primeira entrevista após a prisão, no início de julho para o PodJá- O Podcast do Jamildo, ele afirmou que não via problema em ter uma candidatura dupla do partido, já que o Senado oferece duas vagas.
"É legítimo ele [Anderson Ferreira] se candidatar, não tem motivo para ter briga, são duas vagas ao Senado. O presidente Bolsonaro tem um acordo com Valdemar Costa Neto, presidente do partido, [afirmando] que quem indicará os candidatos do Senado será ele mesmo", explicou à época.
"Aqui, ele já indicou que sou eu, já deixou muito claro em diversas entrevistas", concluiu.
Pouco tempo depois, em entrevista à Rádio Folha, Anderson classificou como “equivocada” a atitude de Gilson ao se colocar como nome do bolsonarismo para a eleição.
“Um projeto pessoal não pode se sobrepor a um projeto partidário e de direita. Você se autointitular candidato é um equívoco”, declarou ele.
Em entrevista ao jornalista Jamildo Melo, Machado deu detalhes sobre sua prisão, suas expectativas para as eleições de 2026 e focou em um tom ameno para citar a relação com Anderson. Veja o podcast com Gilson:
Os políticos tiveram brigas públicas na eleição de 2024.
O grupo de Gilson reclamava que Anderson estava direcionando dinheiro apenas para campanha de aliados, como o vereador Fred Ferreira (PL) e de que os recursos para Prefeitura do Recife para Machado era pouco para o peso da cidade.
Enquanto isso, os aliados de Anderson afirmavam que Gilson estava direcionando o foco para campanha de Gilson Filho (PL) em detrimento aos outros candidatos.
Novo PAC libera R$ 6 bi para fortalecer atendimento de saúde nos municípios
Arcoverde recebe recursos do Novo PAC para reforçar saúde pública
PL se manifesta sobre operação contra Bolsonaro; confira