Apesar de disputa eleitoral, Raquel Lyra foi à abertura do Carnaval do Recife de João Campos

Cynara Maíra | Publicado em 13/02/2026, às 09h42 - Atualizado às 10h33

Raquel Lyra foi prestigiar abertura do Carnaval do Recife - Yacy Ribeiro/SECOM PE
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Apesar do clima de tensão eleitoral entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito João Campos (PSB), Raquel evitou a disputa direta pelo Carnaval e participou da abertura dos festejos oficiais da Prefeitura do Recife

Raquel Lyra esteve com a vice-governadora Priscila Krause (PSD) no prédio da Caixa Cultural. Em um gesto,  a governadora chegou a postar um vídeo em suas redes sociais ao lado de Priscila enquanto cantavam junto à apresentação do evento da Prefeitura do Recife. 

Mesmo com a presença de Raquel Lyra no Marco Zero, não houve registro de encontro entre a governadora e João Campos. O prefeito acompanhou os shows do palco principal e Raquel permaneceu no prédio da Caixa Cultural.

O caso difere do que ocorreu no Carnaval de 2025, quando as tensões levaram a uma guerra fria entre os Palcos do Marco Zero e do Pernambuco Meu País, após a gestão Raquel criar uma estrutura ao lado da produzida pela Prefeitura do Recife com atividades poucas horas antes dos festejos municipais. Raquel não chegou a ir ao palco da PCR em 2025

Apesar do Governo Raquel Lyra negar o interesse de competir com o Recife, a situação gerou uma comparação entre os dois palcos, o que poderia ser o motivo da mudança de postura neste ano.

Em um ano eleitoral já polarizado, a governadora pode querer manter o tom institucional e evitar a imagem de combativa para o eleitorado da Região Metropolitana do Recife, grupo que deseja captar. 

O Pernambuco Meu País edição Verão de 2026 começou nas prévias carnavalescas, com atrações em diversas regiões do Estado durante janeiro e o começo de fevereiro. Haverá um palco atrás do Marco Zero novamente, mas o clima parece mais ameno até o momento. 

A programação começa a partir desta sexta-feira (13), às 15h30, com o Urso Branco Cangaçá.

Para o ciclo carnavalesco deste ano, o Governo de Pernambuco destinou R$ 87,2 milhões para áreas como segurança, saúde e cultura.

O estado espera receber 2,5 milhões de turistas e projeta uma movimentação econômica de R$ 3,2 bilhões. Na segurança, a Secretaria de Defesa Social (SDS) mobilizou 68 mil lançamentos de agentes em todo o território pernambucano, com uso de drones e reconhecimento facial.

Veja a programação do Pernambuco Meu País no Carnaval

Jardim do Cais do Sertão

13/2 (Sexta-feira)

14/2 (Sábado)

15/2 (Domingo)

16/2 (Segunda-feira)

17/2 (Terça-feira)

Cortejos Brincantes de Pernambuco

Além das atrações específicas, também haverá o projeto Brincantes nas Escolas, que passarão por diversas cidades do estado, são elas: 

Região Metropolitana do Recife (RMR)

Zona da Mata

Agreste

Sertão

 

Raquel Lyra Política carnaval

Leia também

Carnaval do Sintepe acontece hoje (13) e reúne atrações pernambucanas e mensagem política


Lula visita expansão de laboratório farmacêutico em Suape nesta sexta-feira (13)


Liana Cirne diz que escala 6x1 aprofunda desigualdades de gênero