Cynara Maíra | Publicado em 06/02/2025, às 09h41
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e o Sebrae/PE promovem, nos dias 11 e 13 de fevereiro, encontros regionais em Petrolina e Caruaru para debater a atuação dos consórcios públicos municipais.
O foco será a implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), políticas voltadas para a agricultura familiar e o fortalecimento do ambiente de negócios nos municípios.
O presidente da Amupe e ex-prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos), destaca que a iniciativa dá continuidade ao que foi iniciado no Seminário de Novos Gestores, realizado em novembro do ano passado, com o objetivo de preparar as administrações municipais para os desafios da gestão pública.
“Essa é mais uma ação da Amupe, com o Sebrae, para ampliar a gama de serviços oferecidos aos municípios pernambucanos, fortalecendo o trabalho dos consórcios e garantindo mais eficiência na gestão pública”, afirmou.
Os eventos reunirão gestores municipais, lideranças políticas e representantes do setor produtivo para troca de experiências e apresentação de boas práticas já implementadas em consórcios pernambucanos.
Também devem ser discutidos temas como a organização e regulamentação dos consórcios públicos, os benefícios do SIM para a comercialização de produtos de origem animal e vegetal e estratégias para incentivar a produção local.
A programação inclui palestras e painéis com especialistas para trazer ideias de como otimizar recursos e ampliar a atuação conjunta dos municípios.
A programação em Petrolina será em 11 de fevereiro, das 09h às 17h, já em Caruaru, ocorrerá no dia 13, em mesmo horário.
O SIM é um serviço para fiscalização sanitária de produtos de origem animal dentro dos municípios que compõe o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) e do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agro-pecuária (Suasa).
Além de garantir a qualidade dos produtos consumidos pela população, o SIM também facilita o comércio intermunicipal e inter-regional.
Sintepe aponta falhas estruturais nas escolas estaduais após exposição causada pelas chuvas
Duas pessoas morrem após deslizamento de barreira no Córrego da Bica, em Passarinho
Recife disponibiliza abrigos temporários para famílias afetadas pelas chuvas