Plantão Jamildo.com | Publicado em 04/10/2025, às 14h08 - Atualizado às 14h22
Em 4 de outubro de 2026, daqui a um ano, os pernambucanos irão às urnas para escolher o próximo governador, senadores, deputados federais, estaduais e presidente da República, no primeiro turno das eleições. Entre os nomes apontados para a disputa estadual está o do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Antes mesmo da reeleição na gestão da capital, em 2024, Campos tem sido apontado como possível adversário da governadora e candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSD).
Neste sábado (4), o prefeito publicou uma mensagem nas redes sociais que foi interpretada como um gesto de preparação para o próximo ciclo eleitoral. A publicação foi acompanhada de uma foto no Morro da Conceição, sob os pés da Imaculada, local que, segundo o presidente nacional do PSB, marca momentos simbólicos da trajetória política do gestor.
No texto publicado no Instagram, João Campos recordou o período que antecedeu sua eleição à Prefeitura do Recife. “Outubro é mês em que passa um filme na cabeça. Momento de lembrar, agradecer e pedir para o muito que vem pela frente”, escreveu,
Ainda na legenda, o prefeito fez menção a perspectivas futuras. “É daqui que sigo em frente pra novas histórias, conquistas e avanços. Com a fé renovada, e muita disposição pro trabalho, a gente vai mais longe. Pronto pra mais”, afirmou.
Apesar de nunca ter se declarado oficialmente candidato ao Palácio do Campo das Princesas, João Campos lidera a disputa pelo governo do Estado no próximo pleito. Segundo dados do Instituto Conecta, em parceria com o Blog Ponto de Vista, o prefeito soma 53% das intenções de votos, contra 27% das intenções de votos da governadora, que aparece em segundo.
O levantamento mostra uma oscilação para os dois principais nomes em relação à pesquisa anterior, de agosto. João Campos passou de 52% para 53%, enquanto Raquel Lyra registrou uma queda, saindo de 31% para 27%.
A pesquisa anterior, no entanto, não testou os nomes de Gilson Machado (PL) e Ivan Moraes (PSOL), então não pode ser diretamente comparada, que somam 2% e 0%, respectivamente. Eduardo Moura (Novo) surge com 3%. Brancos e nulos chegam a 10%, enquanto 5% não souberam responder.
O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 28 de setembro, ouvindo 1.241 eleitores em 53 municípios de todas as regiões do Estado. A margem de erro é de 2,78 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Em ato no Ceará, João Campos celebra filiações e diz que PSB deve dobrar de tamanho no país
João Campos sanciona nova Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo do Recife
Pesquisa mostra cenário de Raquel Lyra e João Campos para eleição de 2026 ao Governo de Pernambuco; veja os números