11 anos sem Eduardo Campos e 20 sem Miguel Arraes: autoridades prestam homenagens a ex-governadores em Brasília

Cynara Maíra | Publicado em 13/08/2025, às 11h28 - Atualizado às 12h32

Falecimento de Eduardo Campos ocorreu em 2014 - Ivan Richard- Agência Brasil
COMPARTILHE:

Nesta quarta-feira (13), familiares, autoridades e lideranças políticas participam de uma série de atos em Brasília para lembrar as mortes de Miguel Arraes e Eduardo Campos. Avô e neto faleceram no mesmo dia, com nove anos de diferença.

A agenda nacional começou em Brasília, às 9h, com uma missa no Congresso Nacional.

Às 11h, teve início a sessão solene da Câmara dos Deputados pelos 20 anos da morte de Miguel Arraes. A deputada federal Maria Arraes (Solidariedade-PE), neta de Arraes e prima de João Campos, liderou as iniciativas no Parlamento.

Ela destacou que a homenagem é um ato de memória e resistência democrática e anunciou a renomeação da sala de reuniões do Colégio de Líderes para Sala Miguel Arraes, aprovada pela Casa.

Durante a homenagem para Arraes, a ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade) falou “Ele [Arraes] vive nos trabalhadores, nos que lutam e nos que se beneficiam de suas conquistas. Em cada canto de Pernambuco que eu ando, eu vejo Arraes. A Marília de 21 anos estava certa. Meu avô não morreu. Ele é Miguel Arraes”. 

Durante a missa, João Campos discursou, afirmando que a memória dos dois ex-governadores deve seguir viva pelo compromisso com os mais pobres e pela visão de que a vida pública deve ser uma missão de cuidado.

As homenagens deste ano se somam a outros atos realizados nos últimos dias. No domingo (10), data em que Eduardo completaria 60 anos, a família participou da  tradicional missa de São Lourenço Mártir, em São Lourenço da Mata, local onde o prefeito afirma ter visto o pai pela última vez em 2014.

Na segunda-feira (11), a Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou sessão solene unificada para lembrar os 78 anos do PSB e homenagear Eduardo Campos pelos 60 anos que completaria este ano. Parlamentares de diferentes legendas e familiares estiveram presentes.

Nos 10 anos da morte de Eduardo, Jamildo Melo fez uma homenagem ao ex-governador, confira:

Falecimento de Eduardo Campos

Eduardo Campos morreu em 13 de agosto de 2014, aos 49 anos, na queda de uma aeronave em Santos (SP) durante a campanha presidencial. A tragédia também vitimou seis pessoas da equipe e da tripulação, e ocorreu exatamente nove anos após a morte de Miguel Arraes, em 2005. Arraes foi três vezes governador de Pernambuco. 

Eduardo Campos

Leia também

Lula entrega títulos de regularização fundiária em Brasília Teimosa nesta quinta (14)


Pesquisa Senado: Humberto Costa lidera Paraná Pesquisa, mas números indicam competição na segunda vaga


Precatórios do Fundef: site para validar ou contestar dados abre quinta (14) para professores