Yan Lucca | Publicado em 03/12/2024, às 16h47
A queda do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na zona norte do Recife, foi provocada pela oxidação de peças metálicas que fixavam uma das treliças estruturais. Essa é a conclusão do laudo pericial do Instituto de Criminalística (IC), entregue à Polícia Civil no último dia 25 de novembro.
O documento cita infiltrações de água e falhas de manutenção como fatores determinantes para o acidente.
O desabamento aconteceu em 30 de setembro, durante a distribuição de cestas básicas, resultando na morte de duas pessoas e ferimentos em 29. Desde então, o IC realizou diversas vistorias no local para apurar as causas do colapso.
Segundo o perito Fernando Luiz da Silva, que assina o laudo obtido pela CNN nesta terça-feira (3), a oxidação comprometeu o console de fixação da quinta treliça do santuário. Isso causou perda de aderência à parede, deixando a estrutura incapaz de suportar o peso do telhado, agravado por equipamentos como placas solares e mantas asfálticas instaladas para conter infiltrações.
“As características observadas nas peças metálicas anteriormente mencionadas decorreram de infiltração de água no teto e paredes, mais a da direita, sendo ali colocada uma manta asfáltica, cujas evidências permitem dizer, que as mantas não cumpriram, com a eficiência desejada, o seu papel de proteger aquela coberta de infiltrações”, aponta o laudo.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
O documento detalha que as infiltrações, especialmente na parede direita do santuário, foram decisivas para o desgaste das peças metálicas.
Outro problema identificado foram os chumbadores da quinta treliça, que apresentavam alta concentração de oxidação. Embora não tenham rompido completamente, essas peças perderam gradualmente a aderência, comprometendo a sustentação.
A Polícia Civil confirmou o recebimento do laudo e segue investigando possíveis responsáveis pela falta de manutenção do templo. “O documento será analisado e incorporado ao processo investigativo que segue em curso, com diligências complementares para a completa elucidação do ocorrido”, informou a corporação em nota.
A primeira etapa da restauração do teto do Santuário do Morro da Conceição foi entregue no fim do mês de novembro, três meses após o desabamento. O investimento nesta fase foi de R$ 1,4 milhão, com a conclusão antecipada para permitir a realização da 120ª edição da Festa do Morro, entre 28 de novembro e 8 de dezembro.
O acidente ocorreu durante uma ação social promovida pela igreja, e investigações apontaram a ausência do 'Atestado de Regularidade' do Corpo de Bombeiros como uma das possíveis irregularidades. A corporação havia notificado o Santuário em 2023.
120ª edição da Festa do Morro da Conceição contará com esquema especial da Neoenergia
Faltando três dias para as festividades, Santuário do Morro da Conceição conclui restauração do teto
Em dia cheio, Raquel Lyra anuncia entregas do Governo de Pernambuco e tem agenda marcada por aparições públicas