Decoração do Carnaval do Recife 2025 vira exposição no Paço do Frevo

Clara Nilo | Publicado em 16/04/2025, às 15h53 - Atualizado às 16h51

- Hugo Muniz/Paço do Frevo (divulgação)
COMPARTILHE:

A decoração do Carnaval do Recife 2025, assinada pela artista visual Andréa Tom e pelo fotógrafo Chico Barros, está exposta no Paço do Frevo a partir desta quarta-feira (16). A exposição fica em cartaz até o dia 31 de julho e conta com 36 trabalhos que fizeram parte do material que decorou a cidade durante o período carnavalesco.

A mostra no Paço do Frevo é dividida em quatro eixos temáticos: Gente é para florescer; Gente é para brilhar; Gente é para amar e Gente é para ser livre. As peças são uma mescla entre imagens, feitas por Chico, de foliões e pessoas que fazem parte do Carnaval e intervenções artísticas de Andréa.

Foi a primeira vez que o Carnaval do Recife contou com imagens de pessoas reais em sua decoração. Dona Zenaide Bezerra; mestre Teté, do Maracatu Nação Almirante do Forte; o cantor e compositor Marron Brasileiro; Aelson da Hora (Mestre do Boi Faceiro); Tiago Ferreira (diretor do Bacnaré); Mestre Anderson (Caboclinho Carijós) e Cristina Andrade (Urso Cangaçá) foram algumas das pessoas fotografadas.

A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, junto ao Paço do Frevo, museu municipal gerido pelo idg - Instituto de Desenvolvimento e Gestão.

Paço do Frevo

O espaço cultural celebra o patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco e do Brasil pelo Iphan. Reconhecido pelo Iphan como Centro de Referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do nosso país, o museu atua nas áreas de pesquisa e formação em dança e música e na difusão das agremiações por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas.

O Paço do Frevo é um equipamento da Prefeitura do Recife, com iniciativa da Fundação Roberto Marinho e gestão do idg - Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, em 2025 o museu tem o patrocínio master do Nubank, o papel de mantenedor da Eletrobras e do Mercado Livre, o patrocínio do Instituto Cultural Vale, Vitarella, SulAmérica e Rede, com o apoio do Grupo Globo e da White Martins.

Prefeitura do Recife carnaval do recife Paço do Frevo

Leia também

"Feriadão" da Semana Santa e Tiradentes no Recife: confira o que abre e fecha na cidade


Mais de 1,5 milhão de famílias pernambucanas irão receber o Bolsa Família em abril


Antônio Campos comemora decisão do TCE contra Lupércio