Cynara Maíra | Publicado em 13/10/2025, às 11h26 - Atualizado às 12h22
Nesta segunda-feira (13), o Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE) empossa sua nova chefia para o biênio 2025-2027. A solenidade ocorre às 18h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O procurador do Trabalho Gustavo Luís Teixeira das Chagas assume o comando da instituição no estado.
O evento contará com a presença do Procurador-Geral do Trabalho, Gláucio Araújo de Oliveira, e do Corregedor Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ângelo Fabiano Farias da Costa, além de outras autoridades dos poderes Judiciário, Executivo and Legislativo.
Novo chefe no MPT-PE, Gustavo Chagas está no MPT desde 2009 e, antes de assumir a chefia atuou em Rondônia, Acre e Sergipe.
Especialista em Direito do Trabalho Portuário e Marítimo, já foi coordenador nacional da área na instituição. Antes de ingressar no MPT, foi procurador federal no CADE e procurador do Estado do Espírito Santo.
Para o biênio 2025-2027, a nova gestão estabeleceu como metas prioritárias o fortalecimento da atuação integrada com outros órgãos públicos, como a Polícia Federal e o Tribunal Regional do Trabalho, para prevenir prejuízos a trabalhadores terceirizados.
Outros focos serão a agilidade no enfrentamento ao trabalho análogo à escravidão e a articulação para combater o trabalho infantil e a exploração sexual.
O novo procurador-chefe também destacou a atenção ao aumento de denúncias de adoecimento mental e assédio moral no ambiente de trabalho, especialmente em setores como call centers e comércio.
O Ministério Público do Trabalho é o ramo do Ministério Público da União responsável por fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista no país.
Entre suas principais funções estão a promoção de ações civis públicas para proteger direitos coletivos, a mediação de conflitos e a celebração de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) com empresas para corrigir irregularidades. O MPT-PE conta hoje com 23 procuradores, com unidades também em Caruaru e Petrolina.
Andréa Medeiros fortalece pré-campanha em Jaboatão ao lado de Raquel Lyra
João Campos rebate críticas sobre atrasos em obras e nega fala de Raquel Lyra sobre creches
Adepe vai a Brasília em busca de dinheiro verde e reforço para setor automotivo de Pernambuco