Jamildo Melo | Publicado em 22/05/2025, às 21h40 - Atualizado às 22h07
O Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe) realizará, na próxima segunda-feira, 26 de maio, às 9h, o lançamento da Campanha e da Cartilha "Prevenção ao Abuso Sexual". O evento acontecerá na sede do Sintepe, no Recife, e visa conscientizar educadores e estudantes sobre a violência sexual no ambiente escolar e social.
A cartilha será distribuída em escolas da rede pública estadual e contém informações essenciais sobre:
Violência sexual, assédio e exploração infantil;
Orientações para professores e educadores sobre como agir diante de casos de abuso;
Protocolos de proteção às vítimas, respeitando os marcos legais.
A publicação do sindicato dos trabalhadores em educação traz dados impactantes, como o levantamento do IBGE, que revela que uma em cada cinco estudantes já sofreu algum tipo de violência sexual. Além disso, o Ministério da Saúde aponta um aumento significativo nas notificações de abuso entre adolescentes e crianças entre 2015 e 2021, evidenciando a necessidade urgente de ações preventivas.
O evento contará com a presença de Ivete Caetano, presidente do Sintepe, e da Senadora de Pernambuco, Teresa Leitão, além de instituições como OAB, Conselhos Tutelares, educadores, autoridades e representantes de movimentos sociais.
A professora Ivete Caetano esteve há uma semana participando do PodJá, podcast de entrevistas com o do site Jamildo.com. Ela falou da campanha salarial e acordo recente com o Estado, além de desafios para o setor no Estado.
Combate ao assédio e proteção nas escolas
O assédio sexual é crime previsto no Código Penal, e as escolas devem ser espaços seguros para crianças e adolescentes. A campanha do sindicato dos trabalhadores em educação reforça a importância da educação preventiva para combater essa violação de direitos e promover um ambiente de acolhimento e proteção.
Da Sala à Sociedade: por que defendo a Educação Jurídica em vez do Ensino Jurídico
Raquel Lyra nomeia professores, analistas e assistentes do cadastro reserva de Educação após decisão judicial
Precatórios do Fundef: Ivete Caetano esclarece previsão de pagamento da 4º parcela e explica "atraso"