Secretário de Educação de Pernambuco, Alexandre Schneider, deixa o cargo; entenda o motivo

Yan Lucca | Publicado em 09/01/2025, às 15h47

Alexandre Schneider, secretário de Educação de Pernambuco - Divulgação
COMPARTILHE:

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (9), que Alexandre Schneider deixará o cargo de secretário estadual de Educação e Esportes. A decisão foi motivada pela necessidade de Schneider de se reaproximar da família, que reside em São Paulo.

A governadora Raquel Lyra destacou a contribuição do professor e pesquisador durante sua passagem pela Secretaria. “Agradeço a Alexandre Schneider pelo compromisso e empenho com o serviço público durante sua atuação na Secretaria de Educação e Esportes. Ele contribuiu para o avanço da licitação das creches que vamos começar a construir muito em breve e na transformação de novas escolas em tempo integral, por exemplo. Desejo sucesso nos novos caminhos”, afirmou.

Entre os avanços citados, a governadora também ressaltou a inclusão do tênis no fardamento escolar, a nomeação de mais de 5 mil servidores para fortalecer a educação no estado e o lançamento do Programa Ganhe o Mundo, que beneficia professores e estudantes pernambucanos.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Trajetória de Alexandre Schneider

Doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Alexandre Schneider tem uma longa carreira na área educacional. Ele foi secretário de Educação da cidade de São Paulo em duas gestões (2006-2012 e 2017-2019), período em que liderou a maior expansão de vagas em creches da história do município, a universalização das matrículas na pré-escola e a ampliação da jornada escolar para alunos da pré-escola e do ensino fundamental.

Além disso, atuou como professor adjunto e pesquisador visitante da Columbia University, foi presidente do Instituto Singularidades e ocupou cargos de destaque na Fundação Getúlio Vargas. Schneider também se dedicou a outras áreas de políticas públicas, como segurança e transportes, sendo pioneiro em inovações como o sistema de georreferenciamento criminal e o registro online de boletins de ocorrência em São Paulo.

Em Pernambuco

Durante sua gestão em Pernambuco, Schneider esteve à frente de iniciativas, como o fortalecimento das escolas em tempo integral e a preparação para construção de creches no estado. Sua saída abre espaço para novos rumos na gestão educacional de Pernambuco, que seguirá com os projetos já lançados.

O próximo titular da Secretaria de Educação e Esportes ainda não foi anunciado.

Pernambuco Educação Alexandre Schneider

Leia também

Saúde de Palmares: 70% das UBS estão fechadas, afetando população rural


Avanço da adutora do Agreste em Caruaru: água para 350 mil pessoas


Recuperação da Ponte Giratória, alvo de críticas nas eleições, avança no Recife